Jovens são protagonistas no Círio de Nazaré 2018

Jovens são protagonistas no Círio de Nazaré 2018

Inspirados pelo Sínodo dos Jovens e pelo Ano Nacional do Laicato, aproximadamente mil líderes e voluntários do Setor Juventude da Arquidiocese de Belém mobilizaram-se entorno da 226° edição do Círio de Nazaré, em um trabalho em conjunto com a diretoria da festa e contribuíram para a consolidação do protagonismo juvenil ao inaugurarem um novo capítulo para a evangelização da Pastoral Juvenil da Arquidiocese.

O círio trata-se da maior manifestação católica do mundo, celebrada ao longo do mês de outubro em Belém (PA), reunindo mais de 2,5 milhões de pessoas em um único dia entorno da devoção mariana de Nossa Senhora de Nazaré. Há mais de dois séculos, o festejo reúne diversas faixas etárias e públicos, caracterizando-se por uma forte presença juvenil ao longo do período dos festejos que dinamizam a cultura, economia e a rotina da sociedade.

Para Henrique Carreira, pertencente a coordenação do Setor Juventude Belém o chamado a mobilizar-se veio ainda em 2017 com o anúncio do tema “Uma Jovem Chamada Maria” para o Círio do ano seguinte. “A mobilização juvenil tratou-se de um momento singular para as lideranças juvenis evangelizarem na própria terra, falar das mesmas tradições e costumes, propiciando uma rica experiência educativo-pastoral através das atividades previstas”, frisou.

Segundo a coordenação do Setor, toda a movimentação e presença juvenil organizada nos dezesseis itens de inserção( procissões, programações culturais, concurso musical, expressões artísticas, comunicação, acolhida de romeiros e outros eventos), tratavam-se de um sério investimento educativo para a prevenção contra a criminalidade infanto-juvenil da região.

Mesmo sendo a primeira vez que realizou-se esta atividade, os membros da organização consideram ter atingido a meta de evangelização, a próxima etapa é avaliação dos envolvidos na mobilização.

Confira mais fotos acessando a Fanpage do Setor. Clique aqui.

Por Setor Juventude Arquidiocese de Belém (PA)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email