Jovens respondem em massa ao site do Sínodo da Juventude

Jovens respondem em massa ao site do Sínodo da Juventude

Papa quer ouvir a voz dos jovens de todo o mundo

O cardeal italiano Lorenzo Baldisseri, Secretário-geral do Sínodo dos Bispos, ocupado na preparação do Sínodo sobre a Juventude, a se realizar em 2018, participou de um encontro no norte da Itália, em Pordenone, intitulado “O Sínodo em caminho rumo ao Panamá 2019”.

Dom Lorenzo ofereceu aos participantes alguns dados sobre o site recentemente criado especialmente para o Sínodo:

O questionário online

Quase 300 mil contatos, da Nova Zelândia à Nigéria, da Venezuela ao Japão, mais de 65 mil questionários completamente respondidos e 3 mil e-mails cadastrados por jovens que desejam ser informados. Destes, a maioria deixou uma reflexão, um pensamento, um agradecimento ou uma crítica.

Uma etapa importante no caminho sinodal”, definiu; completando que os jovens “têm o direito de palavra e sua contribuição é essencial para que as conclusões da Assembleia encontrem correspondência na realidade da Igreja e da sociedade. Caso contrário – advertiu – o risco é construir um castelo no ar que pode ficar desabitado, pois os jovens não reconheceriam sua estrutura e decoração”.

Na segunda parte da conferência, foi projetado um vídeo no qual os jovens resumem suas reflexões e experiências, avançando ideias e propostas.

Sucessivamente, o cardeal ressaltou a receptividade do questionário entre os jovens. “Avaliam a iniciativa como interessante, útil, genial… uma oportunidade”.

O retorno dos jovens

“Gostam do fato que tenha sido usada a tecnologia, julgam que a Igreja pode se renovar relacionando-se com as novas mídias para evangelizar e levar ao mundo a mensagem da salvação. Alguns acham que temas como alcoolismo e uso de drogas devem ser mais aprofundados, outros mencionam o risco de uniformização, a falta de autonomia pessoal, o papel da sexualidade e da afetividade na vida dos jovens e a dificuldade de interação da Igreja com as novas gerações. Todavia, o apreço pelo questionário foi fortemente preponderante”, concluiu..

Etapa final anunciada pelo Papa dia 4 de outubro passado

A última fase de preparação para o Sínodo será a reunião pré-Sinodal do próximo mês de março, em Roma. Participarão jovens representantes das Conferências Episcopais, das Igrejas orientais, da Vida consagrada, jovens seminaristas, membros de associações e movimentos eclesiais, de outras Igrejas e outras religiões, do mundo da escola, universidade e cultura, do trabalho, esporte, artes e voluntariado, além de especialistas , educadores e formadores engajados na ajuda às novas gerações no discernimento de suas escolhas de vida.

Por Programa Brasileiro – Rádio Vaticano

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email