Jovens promovem atividades na Semana Santa, em todo país

Jovens promovem atividades na Semana Santa, em todo país

via_crucis_jmj2

Para viver a “Semana Maior” da fé cristã, jovens de todo Brasil, participarão de diversas atividades em suas paróquias, dioceses, expressões, com o objetivo de vivenciar em profundidade o grande mistério da fé cristã.

Por conta dessa importância, o site dos Jovens Conectados vai listar iniciativas jovens em todo país. Confira, ao longo desta semana, onde você pode participar ou mande notícias, fotos ou vídeos para noticias@jovensconectados.org.br do que vai acontecer em sua região e irá envolver a juventude.

Região Centro-Oeste

– Brasília (DF) As Equipes Jovens de Nossa Senhora, de Brasília, realizam na Paróquia Maria Imaculada, na quinta-feira (2), a encenação da última ceia. Na sexta-feira (3), será encenada a via-sacra, que percorrerá as ruas do Guará até um descampado para a crucifixão e morte, ao longo do percurso medita-se sobre a Campanha da Fraternidade correlacionando a estação com o tema e reza-se o terço e às 20h a reflexão é sobre as sete dores de Nossa Senhora. O encerramento será no domingo de páscoa (5), com a encenação da ressurreição, às 20h.

– Anápolis (GO) O Setor Juventude, em parceria com a paróquia São Francisco de Assis promovem a Via-Sacra encenada, às 20h, no estacionamento da igreja. O espetáculo que já foi realizado em outros anos, conta nessa edição, com uma produção elaborada, composta por um grupo de 50 pessoas no elenco, entre eles figurantes, atores, além, de uma vasta equipe técnica. Outra novidade do espetáculo é a orquestra formada por 15 músicos, e um corpo de baile de 12 bailarinos, que trarão mais emoção à trama da Paixão de Jesus Cristo, que também, abordará o tema da Campanha da Fraternidade.

Região Nordeste

– Camaçari (BA) A Via Sacra da Juventude acontecerá na Sexta-Feira (3) saindo às 7h da Praça Desembargador Montenegro, em frente à Igreja Catedral, em direção ao Morro da Manteiga, em Camaçari-BA. “Este ano em comunhão com a Igreja do Brasil, abordaremos a temática do ano da paz. Passando pelas ruas de Camaçari queremos ser sinal visível de paz, para esta sociedade tão sofrida pela violência”, afirmou o coordenador do Setor Juventude, Marcelo Magalhães.

– Fortaleza (CE) A Comunidade Católica Shalom realizará entre os dias 2 a 5 de abril mais uma edição do tradicional Retiro de Semana Santa, no Ginásio Paulo Sarasate. O evento acontece em sintonia com os atos litúrgicos da Catedral Metropolitana de Fortaleza. O tema do retiro neste ano é “Deus Rico em Misericórdia”. No domingo seguinte, 12 de abril, acontecerá a Festa da Misericórdia no Condomínio Espiritual Uirapuru.  A Comunidade também apresenta o espetáculo “A Paixão de Cristo” trazendo 100 artistas ao palco no Aterro da Praia de Iracema, em apresentação única no próximo sábado, 28 de março. A expectativa da organização do evento é atrair um público de 10 mil pessoas.

– Caruaru (PE) A Comunidade Católica Lumen, preparou dois momentos profundos de encontro com Jesus para a vivência da Semana Santa. Serão realizados entre os dias 2 e 5 de Abril um Retiro Espiritual, em Caruaru e uma missão de evangelização na cidade de São Caetano, ambas no Agreste. Estão confirmadas as presenças de 150 jovens, sendo que 80 irão para a missão e 70 ficarão em retiro.

Região Norte

– Santarém (PA) Vinte e seis jovens religiosos de todo país vão passar a Semana Santa com comunidades nativas da Amazônia. Da última quarta-feira, 25, até este sábado, 28, os participantes da 1ª Missão da Vida Religiosa Jovem na Amazônia participaram de um curso preparatório e, ontem partiram para a diocese de Diocese de Óbidos e Prelazia de Itaituba, ambas no interior do Pará, onde permanecem até o Domingo de Páscoa, dia 5 de abril.

Região Sudeste 

– Guaratinguetá (SP)  No Santuário de Frei Galvão, na noite da Sexta-feira Santa, às 19h, os jovens da comunidade apresentarão, no pátio do Santuário, a encenação da Paixão de Cristo e, em seguida, participaram de uma procissão em direção à Matriz de Nossa Senhora de Fátima. No Sábado Santo, 04 de abril, acontecerá a Novena Perpétua às 14h30 e a Vigília Pascal (Noite Santa) às 20h, presidida pelo Bispo auxiliar de Aparecida, Dom Darci José Nicioli.

– Rio de Janeiro (RJ) O movimento Comunhão e Libertação, do Rio de Janeiro, realiza, na Sexta-feira Santa, uma Via-Sacra num formato de leituras e cantos do coral, além da oração do terço. A atividade tem início às 9h na Igreja de Santa Luzia, no centro, e vai até o Outeiro da Glória.comunhao_libertacao_rio_via_sacra_2015

Sao Joao Del Rei_semana santa_2015

– São João del-Rei (MG) Na Sexta-feira Santa, 3, a Paixão de Cristo será encenada pela juventude da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. Do pretório ao Calvário, os jovens recordarão os últimos passos de Jesus Cristo. Com início às 10h, no Adro da Igreja de Santo Antônio, a Via Sacra percorre as ruas da cidade, com destino à Igreja de Nossa Senhora do Rosário, onde será representada a crucificação.

Região Sul

– Caxias (RS)-A tradicional encenação da Via Sacra acontecerá nesta Sexta-feira Santa no Parque da Festa da Uva, em Caxias do Sul, a partir das 9h. O trajeto começa na escadaria sob o Jesus Terceiro Milênio, terminando com a crucificação de Jesus Cristo ao lado do monumento. Cerca de 45 jovens da Diocese participam da encenação, que é coordenada pelo padre Rudinei Zorzo. Com duração de aproximadamente uma hora, a encenação contará com música ao vivo para acompanhar as 12 estações. A Via Sacra é aberta aos jovens e também à toda comunidade.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email