Jovens por um Mundo Unido realizam ações pela paz mundial

Publicado em 21 de maio de 2016 Por Seja o primeiro a comentar!
A Semana Mundo Unido é realizada há 20 anos. Campina Grande, na Paraíba, também sentiu a amor propagado pelos jovens. Foto: Movimento dos Focolares.

A Semana Mundo Unido é realizada há 20 anos. Campina Grande, na Paraíba, também sentiu a amor propagado pelos jovens. Foto: Movimento dos Focolares.

“Ligando Culturas: um caminho para a Paz”. Este foi o tema da Semana Mundo Unido (SMU), realizada, dentro do período de 1º a 10 de maio, em vários países de todos os continentes do mundo. A iniciativa é dos Jovens por Um Mundo Unido, um dos setores do Movimento dos Focolares.

No Brasil, uma das cidades que recebeu ações da SMU foi Campina Grande (PA). Entre os dias 1º e 7 de maio, foram realizadas ações na cidade como a visita à “Casa da Criança Dr. João Moura”, no bairro São José, instituição que acompanha crianças de baixa renda.

Outra ação realizada foi a antecipação dos festejos juninos no “Lar da Divina Misericórdia”, no bairro Cuités, entidade que acolhe ex-moradores de rua. E, para encerrar, uma corrida pela paz, no Parque da Criança, centro da cidade.

Foto: Movimento dos Focolares.

Foto: Movimento dos Focolares.

De acordo com uma das jovens coordenadoras do projeto em Campina Grande, Ester Freitas, “nessa semana, tivemos diversos momentos de experimentar a alegria de sermos uma linda família em Deus, e principalmente, família da humanidade”, destacou.

Ela reforçou ainda o respeito às diferentes culturas existentes no mundo. ”Este ano, a Semana Mundo Unido nos pediu esse respeito pela cultura do outro, esse amor ao outro que é diferente de mim, igual a mim. Durante toda a semana, nós, Jovens por um Mundo Unido, intensificamos as ações de fraternidade, no mundo, mas também na nossa cidade, colocando em prática o amor ao irmão”, frisou.

Uma história que começou há 20 anos

Foto: Movimento dos Focolares.

Foto: Movimento dos Focolares.

A SMU é uma semana na qual todos os Jovens por um Mundo Unido do mundo intensificam as suas atividades e iniciativas, para entrar na opinião pública do próprio país e testemunhar que é possível viver para construir o mundo unido. A SMU realiza-se anualmente, desde 1996, e leva propostas às cidades, às instituições, para a promoção da unidade e da paz em todos os níveis.

Promovida pelos jovens, a SMU dirige-se a todas as pessoas sensíveis aos mesmos princípios e objetivos. Aos poucos esta corrente cultural penetra no mundo juvenil, chamado a enfrentar as numerosas dificuldades que o relativismo e o individualismo trazem consigo. Os Jovens por um Mundo Unido vivem pela fraternidade não apenas em nível comunitário, mas, antes de tudo, pessoalmente.

Por Jovens por Um Mundo Unido – Movimento dos Focolares, Campina Grande (PA)

/tags

/leia mais

/deixe seu comentário

/redes-sociais

/siga nossas redes sociais