Jovens paulistanos celebram o Dia Nacional da Juventude pedindo paz

Jovens paulistanos celebram o Dia Nacional da Juventude pedindo paz

A atividade, que tem como tema “Juventude e Qualidade de Vida” e o lema “Que vida vale a pena ser vivida?” é celebrada no último domingo de outubro, mas devido ao segundo turno das eleições municipais foi adiada na capital paulista.

Promovido localmente pelo Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo, o evento terá início às 12h30 e contará com shows de bandas católicas, representando as diversas expressões de juventude que atuam na Igreja, e às 16h haverá missa presidida pelo cardeal Dom Odilo Pedro Scherer

Haverá também dois atos contra a onda de violência que assola a cidade de São Paulo nas últimas semanas. A Pastoral da Juventude – responsável pelo projeto nacional A Juventude Quer Viver, que vai contra a proposta de redução da maioridade penal, e também organizadora da Campanha contra a Violência e o Extermínio de Jovens – está preparando fitas pretas que serão entregues aos presentes como sinal de protesto.

Durante a semana, Dom Odilo enviou às paróquias orações pela paz, convocando toda a Arquidiocese para uma mobilização em favor da paz na cidade de São Paulo.

O DNJ de São Paulo está programado para terminar às 18h30.

Dia Nacional da Juventude
Realizada desde 1985, quando a ONU declarou aquele ano como Ano Internacional da Juventude, a celebração do DNJ é realizada pela Igreja Católica em todo o país, geralmente no último domingo de outubro.

As temáticas envolvem tradicionalmente temas sociais ligados à juventude, chamando os jovens para uma reflexão no contexto de Igreja e convidando-os a uma ação prática na sociedade. Para isso, é preparado um subsídio com encontros para grupos de jovens e textos que ilustram o tema a ser trabalhado.

Neste ano, além do tema Juventude e Qualidade de Vida, o DNJ em São Paulo é um grito contra a violência e uma preparação para a Campanha da Fraternidade 2013, que terá a juventude como tema, e para a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em julho no Rio de Janeiro.

Do site da Arquidiocese de São Paulo

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email