Jovens participam de encontro de lideranças em Salvador

Jovens participam de encontro de lideranças em Salvador

No último domingo, 29/04, aconteceu no Centro de Treinamento de Líderes de Itapuã, em Salvador (BA) o Encontro de Lideranças Jovens do Regional Nordeste 3 (NE3), que compreende  as dioceses dos estados da Bahia e Sergipe. Com a presença de Dom Visom Basso, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o encontro foi promovido pela Coordenação de Juventude do Regional NE3, com a presença do bispo referencial da juventude do regional, Dom Estevam dos Santos, o padre referencial da juventude, Pe. Josuel Jesus, e o assistente eclesiástico do Setor Juventude de Salvador, Pe. Guttemberg Souza, além de jovens representantes das diversas expressões juvenis do regional.

Na ocasião, foi apresentada uma síntese do Projeto IDE (Projeto de Evangelização da Juventude do Brasil no período de 2018-2020), como continuidade do Rota 300 e atendendo ao apelo de Papa Francisco por uma “Igreja em Saída”. O projeto tem como objetivo oferecer luzes e possibilidades na ação evangelizadora com a juventude através dos eixos: missão, formação, estruturas de acompanhamento, ecologia e políticas públicas. O projeto mostra que a Comissão Episcopal Pastoral para Juventude da CNBB tem se preocupado com a utilização de uma linguagem mais acessível e atrativa aos diversos públicos juvenis.

Ainda no encontro foi realizada uma avaliação com os principais desafios e sugestões para as oito linhas de ação do Documento 85 – “Evangelização da Juventude: Desafios e Perspectivas Pastorais”, que apesar de 10 anos de sua publicação, continua atual em suas reflexões.

Os jovens dialogaram sobre a importância do Sínodo da Juventude, da sensibilidade do Papa Francisco em escutar os jovens, de diversas realidades, inclusive os ateus. Além disso, os participantes construíram de forma coletiva algumas sugestões de temáticas para serem discutidas como, por exemplo, as relações de trabalho em contexto de crises econômicas, a dimensão da saúde mental dos jovens e os processos de vivência da afetividade e suas inter-relações e o envolvimento dos jovens no mundo da política.

Confira fotos do encontro clicando aqui.

Por:  Comunicação Setor Juventude Salvador – Foto: Geovane dos Anjos

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email