Jovens paraguaios se preparam para a JMJ Rio 2013

Jovens paraguaios se preparam para a JMJ Rio 2013


Desde o ano passado os jovens paraguaios estão se organizando com muita expectativa para assistir à Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. A Conferência Episcopal Paraguai, através da Pastoral Juvenil nacional impulsionou a criação da Comissão Nacional JMJ, para assessorar e colaborar com os peregrinos no processo de inscrição e credenciamento, facilitando informações da organização e trazendo os detalhes para se ter em conta.

São cerca de 5 mil peregrinos paraguaios e 150 voluntários de mais de 17 dioceses do país, paróquias, membros da Pastoral Juvenil, movimentos juvenis e instituições católicas educativas, além de sacerdotes, religiosas e religiosos junto com alguns bispos que já confirmaram sua participação.

Os grupos de peregrinos estão se preparando economicamente, realizando diversas atividades que os ajudaram a cobrir os custos de transporte e inscrição, a grande maioria irão ao Rio em transportes fretados e outros irão por avião. Muitos dos jovens peregrinos aproveitaram para conhecer um pouco mais da cultura e do idioma do país anfitrião para viver plenamente o encontro, compartilhando experiências de fé e vida na Semana Missionária e na JMJ.

Deu-se especial atenção na preparação espiritual dos grupos com missa, adoração, oração, retiro, catequese, festival e encontro preparatório. Para encerrar esse tempo de preparação, em 7 de julho os jovens peregrinos e voluntários celebrarão junto aos bispos a missa de envio para a JMJ no Santuário da Virgem de Caacupé, padroeira do Paraguai.

Micaela Rojas, secretaria-executiva da Pastoral Juvenil nacional, sublinhou que essa é uma oportunidade história e uma experiência única para muitos jovens que partilharão sua fé com outros jovens, se encontrarão com o Santo Padre e, especialmente, com Cristo.

Por Marta Lezcano, responsável de comunicação da Pastoral Juvenil paraguaia

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email