Jovens maristas fazem semana de missão solidária

Jovens maristas fazem semana de missão solidária


Janeiro: mês de férias e descanso para muitos jovens. Alguns viajam para a praia ou para o campo. Outros permanecem em casa, descansando. Há quem curta passar um tempo a mais com a família. Porém, existem ainda aqueles que conseguem conciliar tudo isso com trabalho social e voluntariado! De 20 a 27 de janeiro, cerca de 350 jovens Maristas aceitaram deixar, por uma semana, seus afazeres diários para participar da Missão Solidária Marista (MSM), projeto organizado e realizado pelo Grupo Marista. Trata-se de uma experiência de educação para a solidariedade, na qual jovens Maristas provenientes de Colégios, Unidades Sociais, Casas de Formação e Universidade vivenciam a rotina de moradores de comunidades em situação de vulnerabilidade social, promovendo uma série de atividades educativas e humanitárias junto aos moradores e favorecendo a partilha de experiências entre ambos.

Desde quando começou em 2005 em Londrina (PR), a MSM pretende tanto despertar o senso crítico, a sensibilidade solidária e a consciência política dos participantes, quanto favorecer uma maior união e fortalecimento da comunidade que recebe o projeto. A cada ano, ele é realizado em diferentes cidades. Em seu oitavo ano de edição, as localidades contempladas foram: Almirante Tamandaré (PR), Cascavel (PR), Dourados (MS), Eldorado (SP) e São Bento do Sul (SC). Em todas elas, havia atividades em comum, tais como: oficinas socioeducativas com crianças, adolescentes e jovens; visitas missionárias aos moradores da região; ações concretas em espaços comunitários e convivência dos missionários com as famílias da comunidade, sendo, inclusive, acolhidos em suas casas. A orientação é sempre a de promover o diálogo, a integração e troca de experiências com a realidade encontrada, estimulando os jovens a colocarem em prática os conhecimentos adquiridos na escola, unidade social e universidade.

Além dessas ações comuns, cada uma das cinco Missões apresentou atividades próprias, de acordo com cada realidade:

– Na cidade de Almirante Tamandaré (PR), região metropolitana de Curitiba, destaca-se a reforma de dois parquinhos de CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) e as visitas realizadas nas famílias da região, na qual os jovens puderam escutar os sonhos e anseios da população. Outro destaque deu-se com a celebração “noite das luzes”, na qual os jovens saíram pelas ruas rezando e evidenciando os sinais de vida e de morte da comunidade.

– Em Cascavel (PR), os participantes revitalizaram dois espaços do Bairro Periolo: o entorno do Centro Social Marista, retirando os entulhos e cortando o matagal que impedia a circulação das pessoas pela calçada; e o espaço interno da Casa de Recuperação MOLIVI. Na verdade, a pintura dos muros dessa instituição foi apenas um pretexto para favorecer a integração e convivência entre missionários e internos da casa. Os jovens também tiveram a oportunidade de dialogar com o vice-prefeito da cidade, levando a ele uma antiga reivindicação da população dos bairros Periolo e Colmeia: o saneamento básico da região.

– Já em Dourados (MS), os missionários tiveram a oportunidade de participar deencontros formativos sobre os direitos das Comunidades Indígenas do Mato Grosso do Sul, conhecendo, inclusive, a real situação dos índios Guarani-Kaiowá da região. Além disso, houve um mutirão para melhorias em obras locais, como a pintura da capela São Vicente Palotti e a construção da casa de uma das moradoras da comunidade.

– No Vale do Ribeira, mais especificamente na cidade de Eldorado (SP), os missionários encontraram uma região de grande vulnerabilidade social, na qual possui um dos menores índices de desenvolvimento humano (IDH) de São Paulo, um grande contraste com sua exuberante beleza natural. Lá, organizaram um bazar de roupas para arrecadação de recursos para auxiliar a Pastoral da Criança em suas ações. As oficinas socioeducativas tiveram, como enfoque, a saúde, a sexualidade e a sustentabilidade doméstica.

– Em São Bento do Sul (SC), o atual prefeito da cidade deu atenção especial às atividades desenvolvidas, convidando parte do grupo dos missionários para discutir os problemas da comunidade em seu gabinete. Desta forma, os jovens conseguiram trazer à tona os anseios da Vila Centenário, bem como incentivar, junto ao prefeito, a criação do Conselho Municipal de Juventude.

Ao término da Missão Solidária Marista, restou a certeza de que a verdadeira Missão continuará durante todo o ano na vida e realidade de cada um dos participantes. O grande desejo do Setor de Pastoral do Grupo Marista é que a MSM tenha aguçado em todos a percepção da realidade em torno de si, inspirando e provocando os missionários a envolverem-se com a construção de um mundo mais fraterno, justo e solidário à humanidade, seja atuando de forma direta, com ações pontuais, seja por meio da incidência junto aos mecanismos políticos da sociedade civil.

Por Setor de Pastoral
Grupo Marista

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email