Jovens Maristas dos cinco continentes se reúnem no Rio de Janeiro em evento da pré-jornada

Jovens Maristas dos cinco continentes se reúnem no Rio de Janeiro em evento da pré-jornada

A programação de 17 a 22 de julho tem entre as atividades visita ao Cristo Redentor e comunidades cariocas

A juventude marista dos cinco continentes se reúne de 17 a 22 de julho no Colégio Marista São José, no Rio de Janeiro, no evento denominado Change: Faça a Diferença! III Encontro Internacional de Jovens Maristas (EIJM). O evento, que antecede a Jornada Mundial da Juventude 2013, vai reunir cerca de 300 jovens de diferentes nacionalidades. Serão mais de 30 países representados em um momento para discutir e debater lideranças, política e sociedade por meio das diferentes culturas e experiências presentes.  O Instituto Marista foi fundado por São Marcelino Champagnat há cerca de 200 anos e está presente em 79 países.

A programação conta com rodas de conversa, painéis temáticos, atividades culturais, momentos de reflexão e oração. No dia 19 de julho, a programação se concentra em atividades externas. O grupo de jovens maristas visita pela manhã um dos cartões postais da cidade maravilhosa, revelado apenas na data da visita, durante à tarde conhece projetos sociais em comunidades cariocas.

O espanhol Raül Cabús, de 23 anos, está ansioso por representar a Província L’Hermitage, que é berço da Missão Marista. Para ele, esta será a chance de trocar experiências de vida com jovens de todo o mundo. “Esta visita ao Brasil para o Change e JMJ Rio 2013 será incrível, pois vou encontrar pessoas que estão vivendo e compartilhando a mesma missão. É a primeira vez que vou participar de encontros internacionais de jovens. Vai ser muito legal ver como muitos países adotaram a missão marista e eu acho que é muito interessante ver essas diferentes realidades”.

Organizado pela União Marista do Brasil e pelo Secretariado da Missão, o encontro,  já foi realizado em Sidnei (2008) e Madri (2011).

JMJ 2013 – Durante toda a Jornada Mundial da Juventude, o Colégio Marista São José será o local de hospedagem dos cerca de 1000 jovens maristas que participarão do evento. O lugar será o ponto de partida para os jovens acompanharem a programação da Jornada, que contará com a presença do Papa Francisco.

Durante o dia, os grupos se dividem para acompanharem a programação e devem sempre retornar à noite para dormir no Colégio São José, que se tornará um imenso acampamento.

Foto: Comissão Provincial do Grupo Marista participa do Change

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email