Jovens e adultos de todo o Brasil se reuniram em Aparecida (SP) para a I Jornada Nacional do TLC

Jovens e adultos de todo o Brasil se reuniram em Aparecida (SP) para a I Jornada Nacional do TLC

O Santuário Nacional de Aparecida (SP) foi escolhida para acolher, entre os dias 18 e 19 de novembro, mais de 3.500 jovens e adultos para a I Jornada Nacional do TLC – Treinamento de Liderança Cristã. O evento em comemoração aos 50 anos de fundação do movimento, contou com a participação de tlcistas de 45 dioceses, distribuídos em mais de 230 núcleos em todo o país, além do fundador, padre jesuíta Haroldo Rahm, que teve a vida, a fundação do movimento, além dos frutos gerados após anos de trabalho retratados na abertura do evento.

“Há 53 anos vim venerar a Virgem de Aparecida. Quando cheguei no Brasil, falei: se a Senhora quer a minha presença aqui no Brasil, inspira os meus chefes. Quando voltei aos Estados Unidos o meu chefe me ligou e disse, volte ao Brasil aprende português, que foi impossível, e fique lá. E a primeira coisa excelente que fizemos aqui com nossos amigos há 50 anos: formamos o TLC”, disse padre Haroldo na abertura do evento.

Padre Haroldo Rahm, fundador do TLC, na abertura do Evento.

Workshops e palestras reiteraram a identidade do movimento e espalharam a unidade entre os núcleos. Cada workshop foi ministrado por membros de diferentes partes do país, em diversos temas. Uma formação espiritual, teórica e técnica aos tlcistas.

“Ouvir do nosso querido e amado fundador padre Haroldo “muito obrigado” pelo nosso trabalho e dedicação até aqui feitos, foi certamente um bálsamo à alma de satisfação de dever cumprido pelo o que já passou e um impulso renovado para o que ainda temos que juntos fazer por este movimento”, destacou o tlcista do Rio de Janeiro, Elber Marques.

A adoração ao Santíssimo Sacramento foi um momento único e marcante, que mostrou que apesar de serem de lugares tão distintos, a fé permanece a mesma. E o show da banda Anjos de Resgate fechou o sábado com muita alegria e entusiasmo.

No domingo, a missa foi presidida pelo bispo emérito de Nazaré da Mata (PE) e grande dissipador do TLC no Alagoas e em Pernambuco, dom Severino Batista França, que celebrou liturgicamente o Jubileu e deu ânimo aos tlcistas para os próximos 50 anos. Ao final do evento, os membros do movimento puderam confraternizar e, juntos, comemorarem o jubileu. Nas redes sociais muitos tlcistas manifestaram a alegria de terem participado da Jornada.

“Foi muito bom! Não tem como explicar, só vivendo, escreveu Pollyanna Borges do Rio de Janeiro.

“De ânimo renovado, mangas arregaçadas e muito trabalho pela frente. Momento ímpar na vida de todos nós que vivenciamos estes dois dias de confraternização, formação, troca de experiências, dias de perdoar, de dizer o quanto nos amamos e o quanto somos gratos uns pelos outros”, disse Elber.

O TLC é um Movimento da Igreja Católica direcionado para a juventude. Nasceu em Campinas, em 1967, com padre Haroldo Rahm, jesuíta americano nascido no Texas e naturalizado brasileiro, que se uniu a uma equipe de leigos jovens e adultos para evangelizar.

Fonte: CNBB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email