Jovens do Caminho Neocatecumenal do Brasil se preparam para a JMJ Cracóvia 2016

Publicado em 24 de julho de 2015 Por 1 Comentário

caminho neocatecumenalCom o objetivo de ajudar os jovens a se prepararem para o encontro com o Papa Francisco na próxima Jornada Mundial da Juventude que acontece em 2016 na Polônia, o Caminho Neocatecumenal realizou dois Encontros Vocacionais nos dias 12 e 19 de julho, nas cidades de Fortaleza (CE) e Franca (SP) respectivamente. Ao todo, mais de 16 mil jovens participaram dos eventos.

Os encontros foram conduzidos pela Equipe Responsável pelo Caminho Neocatecumenal no Brasil formada por Pe. José Folqué, Pilar de la Plaza e Raúl Viana e contaram com a presença de bispos e padres de diversas dioceses brasileiras. O Arcebispo de Fortaleza, Dom José Aparecido Tosi Marques presidiu o primeiro Encontro que aconteceu no Ginásio Paulo Sarasate com a presença de mais de 3 mil jovens das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Já em Franca, no Parque Dr. Fernando Costa, 13 mil jovens das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste se reuniram para o Encontro presidido pelo Bispo Diocesano de Franca, Dom Paulo Roberto Beloto.

Tais eventos, também denominados de “pré-jornada”, ajudam os jovens a já se colocarem em espírito de peregrinação rumo à Polônia, atendendo ao chamado do Santo Padre para a XXVIII Jornada Mundial da Juventude. Esta peregrinação convida os jovens a sair ao encontro pessoal com Cristo, capaz de transformar suas vidas e, impulsionados por esta experiência, levar consigo o zelo pelo anúncio do Evangelho.

Os Encontros começaram pela manhã com um tempo de oração e, na parte da tarde teve início a Celebração da Palavra começando com a apresentação de todos os presentes. Em seguida, o Pe. José Folqué fez uma pregação querigmática aos jovens, do anúncio de Cristo ressuscitado, vencedor da morte que nos redime e da sentido a nossa vida e, na sequência, foi lido um trecho do Evangelho de São Mateus que narra a Ressurreição de Jesus.

Durante o Encontro, os jovens também são convidados a se questionar sobre a vontade de Deus em suas vidas. Por isso, ao final se fez uma Chamada Vocacional, onde os jovens que se sentiram dispostos, puderam se oferecer para iniciar em suas respectivas cidades de origem, um processo de discernimento vocacional com a finalidade de seguir Cristo e servirem à Igreja. Em Fortaleza, Dom José Antônio, convidou os jovens a não terem medo do Chamado de Cristo: “Eu me recordo de uma palavra de Jesus no Evangelho que marcou muito a minha vocação para sacerdote. ‘Aquele que me ama guardará minha palavra. Meu Pai o amará e nós viremos e faremos nele a nossa morada. Aquele que me ama, Eu me manifestarei a ele’. Nessas palavras está a experiência de toda vocação verdadeiramente cristã. Aí a pessoa descobre a sua específica e pessoal vocação porque Jesus fala no seu coração. Não somos nós que planejamos qual vocação vamos ter pelos cálculos que nós fazemos, mas é uma escuta de Deus”, disse o Arcebispo.

Em Franca, Dom Paulo Roberto Beloto deu aos jovens algumas “pistas” para que possam discernir qual o chamado de Deus para cada um: “Você já se perguntou qual a vontade de Deus a respeito da sua vida? É bom que a gente faça um profundo discernimento pra descobrir qual é essa vontade de Deus, o que Ele quer de mim”, recomendou o Bispo.

Após os Encontros Vocacionais de Fortaleza e Franca, 275 rapazes 270 moças manifestaram sua disponibilidade no Chamado Vocacional, e serão encaminhados para um acompanhamento vocacional em suas respectivas cidades.

Colaborou Deborah Regina Figueiredo

/tags

/leia mais

/deixe seu comentário

1 Comentário para “Jovens do Caminho Neocatecumenal do Brasil se preparam para a JMJ Cracóvia 2016”

  1. KARYSTTON VALVERDE DE BRITO disse:

    Gostaria de saber quando sera o evento para os Jovens do Caminho Neocatecumenal do Brasil se prepararem para a JMJ Panama2019?

/redes-sociais

/siga nossas redes sociais