Jovens devem ser conectados a Cristo, como os ramos à videira

Jovens devem ser conectados a Cristo, como os ramos à videira

dompedrobritopalmas

Na homilia na manhã de domingo (6),  o arcebispo de Palmas, dom Pedro Brito convidou o povo a se conectar com Cristo, uma nova forma de explicar a parábola dos ramos e da videira. “Jesus usou essa imagem porque eram os elementos da época, mas hoje usaria a imagem do celular, da internet e diria ‘Vocês precisam estar conectados a mim’”, disse dom Pedro.

Diante dos fiéis que lotaram o galpão ao lado da catedral do Divino Espírito Santo, localizada no centro da capital e ainda em construção, o arcebispo convidou a todos a avaliar quais frutos estão sendo produzidos, em especial os jovens e o processo de evangelização.

Para Regina Freire, integrante do Setor Juventude arquidiocesano, os frutos da peregrinação já estão acontecendo. “A união dos grupos e expressões do setor ficou muito maior com a preparação do Bote Fé”, disse a jovem coordenadora do Ministério Jovem da Renovação Carismática de Palmas.

Regina participou da última Jornada Mundial da Juventude em Madri e afirmou que o Bote Fé de Palmas é uma continuação da experiência de 2011. “Meu grupo de oração está vivendo o que eu vivi lá”, afirmou.

Via-Sacra
viasacraUm dos reflexos dessa união foi a encenação da Via Sacra no sábado (5) à noite na Praça dos Girassóis, onde ficam as sedes do Judiciário, Executivo e Legislativo estaduais.

Várias expressões juvenis meditaram as diferentes estações. Na primeira estação na reflexão sobre o julgamento de Cristo à morte, os jovens da Fazenda da Esperança refletiram sobre o mal causado pelas drogas. O consumo de crack em Palmas é uma das grandes preocupações da Igreja local em relação à juventude.

A Via Sacra refletiu outros assuntos que afligem adolescentes e jovens de Palmas, como a gravidez na adolescência, a vivência de uma sexualidade sem parâmetros, E também salientou o papel dos jovens na nova evangelização e como esperança para mudanças sociais no presente e no futuro.

Também participaram jovens da Renovação Carismática, do Segue-Me, da Pastoral da Juventude, da Escola de Evangelização Santo André, Neocatecumenato, Focolares, Novas Comunidades, faculdade e escolas católicas, Encontro de Jovens com Cristo, entre outros membros do Setor Juventude.

O fim da Via Sacra foi junto ao monumento em homenagem à primeira missa celebrada em Palmas em 20 de maio de 1989.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email