Jovens de vários estados participaram da Missão Dehoniana Juvenil em Independência (RS)

Jovens de vários estados participaram da Missão Dehoniana Juvenil em Independência (RS)

Jovens gaúchos, de Santa Catarina, São Paulo, Paraná e de Mato Grosso do Sul e um menino de Recife estiveram reunidos em Independência, diocese de Santo Ângelo/RS, participando da Missão Dehoniana Juvenil promovida pela Igreja Católica, para promover a evangelização. O projeto existe há vinte anos e é promovido em todo o país. Foi a primeira vez que o município de Independência sediou as missões, que funciona como um grande retiro espiritual.

Segundo o pároco de Independência, Padre Maurídio Weber, um dos principais objetivos das missões é fazer o povo perceber a alegria de viver como comunidade.

Antes de participarem do evento,os jovens de Boa Vista do Buricá, por exemplo, realizaram estudos sobre a origem do município e a história da comunidade. Para a coordenadora do grupo, Katy Siqueira, cada missão para os jovens, é única, inesquecível. “Vivemos realidades tocantes a cada família visitada, evangelizamos e somos evangelizados, levamos e Cristo e encontramos Ele. Nossa fé se fortalece a cada missão. Percebemos o quão maravilhoso é participar da Missão Dehoniana Juvenil e fazer parte da família Dehoniana. Fazemos exatamente como pe.Dehon disse, ‘É preciso sair da sacristia e ir ao povo’ e de fato vivenciamos isso”.

As famílias estavam esperando os missionários, os acolheram, abriram suas portas para os jovens e foram suas famílias durante os 10 dias.

Foram vários os temas trabalhados, foi falado muito sobre o Kerigma (o amor de Deus para conosco), a Fé que é preciso ter nos dias de hoje, os grupos eclesiais, a epifania que significa “a manifestação divina”, a leitura orante da Bíblia e teve também um retiro espiritual, entre outras atividades.

“Fazer parte da Missão Dehoniana Juvenil, é uma experiência que todos os jovens deveriam passar, ficamos bem pertinho de Deus, e as famílias acabam sendo as nossas. Os amigos que encontramos acabam sendo mais que amigos, amigos pela fé”, ressalta Katy.

Para a jovem Danieli Rossato foi muito gratificante poder participar das missões: “Foi a primeira vez que participei do evento. Nós missionários deixamos férias, praia, família e tudo mais para participar. Tudo se torna gratificante pelo fato das pessoas estarem sempre ansiosas pela chegada dos missionários em sua casa. Recebemos um enorme carinho das pessoas. Sentimos que as pessoas que recebem nossas visitas e convivem conosco durante esses dias se apegam a gente.”

Para quem já participou outras vezes, cada missão é uma nova experiência. Verginia Siqueira já participou 4 vezes. Ela nos conta que só quem vive uma missão sabe como é gratificante largar tudo pra sair evangelizar e voltar evangelizado.

Para Karin Dresch participar da missão foi uma experiência nova e única. “Fizemos novas amizades e trouxemos várias lições de vida. Em uma palavra posso resumir que nos tornamos ‘independentes’ de tudo: da familia, de celular, de internet.”

Participaram no total 87 missionários que visitaram famílias da cidade e do interior do município de Independência. O evento aconteceu entre os dias 02 e 13 de janeiro. A Missão Dehoniana este ano foi também uma preparação para a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no mês de julho na cidade do Rio de Janeiro.

“É preciso de Santos, Santos de calças jeans que bebem coca-cola e comem hot-dog… Santos que levem Deus no coração, que semeiem a paz e que amem o irmão”.
Por Vanderlei HolzLermen
MDJ de Boa Vista do Buricá

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email