Jovens de Niterói completam primeira semana de missão em Rondônia

Jovens de Niterói completam primeira semana de missão em Rondônia

JVF_6350-2“Missão é partir. É, sobretudo, abrir-se aos outros como irmãos, descobri-los e encontrá-los”.

A frase de Dom Hélder Câmara anima e inspira os 35 jovens missionários e os seis padres da Arquidiocese de Niterói que, desde o dia 11 deste mês, participam da Missão de Férias na Amazônia. O projeto se estende até o dia 31 de janeiro, quando acontece o encerramento e o envio dos missionários.

O local de missão escolhido desta vez foi União Bandeirantes, na Área Missionária Alto Rio Madeira, da Arquidiocese de Porto Velho. O distrito conta com cerca de 25 mil habitantes e nasceu em 1999, a partir da migração de diversas famílias. Atualmente, possui um grande número de moradores no meio rural e conta com 24 capelas, destas 23 no interior.

Para facilitar a visita às casas e tentar abranger o maior número de famílias, os missionários foram divididos em sete equipes, que nesta primeira semana visitaram as comunidades Nossa Senhora dos Migrantes (zona urbana), São João Paulo II, Cristo Rei, Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora das Graças. Com o apoio de diversos missionários locais e das coordenações das comunidades, os jovens e padres são acolhidos nas famílias, onde conhecem a realidade da casa, partilham o evangelho, rezam e realizam a bênção na casa com a água benta.Ataj1NTM33w2MBgrrS_U2p8NhZeeRCB4FGRjBKN19Gny

Um dos destaques nos últimos dias foi a participação de dom Roque Paloschi, arcebispo de Porto Velho empossado no dia 13 de dezembro. Dom Roque presidiou a Missa de envio dos missionários às comunidades e destacou a importância de reconhecer Deus no outro em cada encontro. Segundo ele, todos nós temos muito a aprender e muito a partilhar com os outros.

Para Iuri Marotti, da paróquia Santíssima Trindade, a experiência da missão está sendo muito gratificante. “Este povo é abençoado por Deus com esta terra e pela alegria e fé que eles têm”, afirmou o jovem. Para ele, uma das coisas mais marcantes é a demonstração de fé do povo e a humildade com o próximo, na pureza e simplicidade do coração.

Além dos missionários de Niterói, integram o grupo um padre italiano, uma jovem do Rio Grande do Sul, dois jovens da Diocese de Petrópolis e dois seminaristas da Diocese de Valença – RJ.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email