Jovens de Natal vivem o Dia Nacional da Juventude

Publicado em 6 de novembro de 2013 Por Seja o primeiro a comentar!

No dia 20 de outubro, o Setor Juventude da Arquidiocese de Natal/RN, em comunhão com a Igreja Católica de todo país, comemorou o Dia Nacional da Juventude (DNJ). Este ano, o evento trouxe como tema: Juventude e missão; e o lema: Jovem, levante-se, seja fermento. A programação começou às 13h, com a concentração na frente da Catedral Metropolitana e animação do Ministério Isaías 12.

Após muito louvor, os integrantes das mais diversas expressões juvenis se encaminharam para o interior da Catedral, onde ocorreu o ápice de toda programação: a celebração eucarística, que foi presidida pelo arcebispo de Natal, Dom Jaime. Estavam presentes também o Pe. Inácio Lopes, responsável pelo Setor Juventude, e o Pe. Francisco Flávio Herculado Nascimento, da Paróquia de São Pedro. A Missa foi animada pela banda Missão de Cristo e teve um brilho especial através de momentos como a entrada de bandeiras de todas as expressões juvenis da arquidiocese e símbolos missionários, e no momento do ofertório e entronização da Palavra, realizada por membros da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP).

Na homilia, Dom Jaime manteve em seu discurso um diálogo de aproximação dos jovens, onde mostrou a eles a necessidade de usar a inteligência aplicada pela juventude no uso das tecnologias em suas atitudes cotidianas, para que sejam mais prudentes e não coloquem suas vidas em risco. O presidente da Celebração utilizou também uma das frases do Papa Francisco que diz que a juventude é o presente e futuro da Igreja.

Terminada a Celebração, os jovens seguiram em uma animada caminhada rumo à Pedra do Rosário, ao som entusiasmante da banda Vida Celeste que, de cima do trio elétrico, contagiou a todos, fazendo o percurso não ficar cansativo. Ao chegar ao local, todos assistiram à chegada da imagem de Nossa Senhora do Rosário, trazida em uma canoa por jovens caracterizados de pescador. A imagem foi recebida com muita alegria e a juventude entregou flores brancas à Nossa Senhora. O Pe. Inácio Lopes procedeu ao momento da bênção final quando as centenas de jovens voltaram para suas casas com a fé revigorada depois desse lindo e intenso dia de comemoração.

 

Por Tamíres Arruda (matéria) e  Jefferson Detto (foto)

/tags

/leia mais

/deixe seu comentário

/redes-sociais

/siga nossas redes sociais