Jovens da Diocese de Osasco (SP) participam do “Panamá é Aqui”

Jovens da Diocese de Osasco (SP) participam do “Panamá é Aqui”

A juventude da Diocese de Osasco (SP) se reuniu para uma grande festa em comunhão com a JMJ do Panamá. Assim, como aconteceu quando ocorreu a Jornada de Cracóvia, o Setor Juvenil promoveu a ‘JMJ é aqui’– o maior encontro da juventude diocesana, que reuniu 1200 jovens na cidade de Alumínio e Mairinque nos dias 26 e 27 de janeiro. Foi um grande acontecimento da graça e bênção de Deus com o título “Panamá é Aqui”.

O evento é organizado com o objetivo principal de possibilitar que os jovens que não puderam ir ao Panamá tivessem esse momento de comunhão com a JMj.  Nesta edição, o evento aconteceu na região pastoral São Roque, as paróquias São Francisco de Paula – Alumínio, Nossa Senhora Aparecida, São José e Santa Catarina de Alexandria – Mairinque.

Durante esses dois dias, a programação contou com catequeses, missão, louvor, vigília, adoração, partilha, shows e santa missa. Presidindo a missa de encerramento, o bispo diocesano, D. João Bosco Barbosa de Sousa, citou os riquíssimos detalhes da 2ª leitura da carta de São Paulo, dizendo “que somos um corpo variado, mas articulado na palavra, articulado em Jesus Cristo e por isso, nós não podemos perder a dimensão desta força que temos quando estamos unidos”.

Ele alertou os jovens que a palavra principal é aquela que o próprio Jesus faz sua apresentação. “É Ele que nos interessa. Estejamos com olhos fixos, como estava aquele povo que ouviu a primeira vez a palavra. E assim como o jovem evangelista Lucas, coloco aqui o empenho de tantos jovens em conhecer mais, em se aprofundar no estudo, no conhecimento da doutrina da coisas de Deus, para poder evangelizar com competência”, disse.

O bispo agradeceu a todos os padres, assessores regionais do Setor Juventude e leigos que foram responsáveis pela organização do ‘Panamá é Aqui’.

O coordenador do Setor Juventude, Pe. Marcelo Pereira, também agradeceu e lançou uma ‘enquete’ no site do Setor Juventude para a escolha da região diocesana que acolherá o próximo ‘JMJ é Aqui’, e que será anunciada na Romaria Diocesana ao Santuário Nacional de Aparecida, em 1º de maio.

Após o encerramento, Pe. Marcelo contou sobre sua trajetória no Setor Juventude, que se iniciou em 2010, e recordou o tema da JMJ 2019: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo sua palavra”. O coordenador ainda deixou sua mensagem aos jovens. “A exemplo de Maria que foi a Serva do Senhor, desejo que cada jovem que viveu a experiência desta jornada da Juventude nas cidades de Alumínio e Mairinque, seja canal de Deus para outros jovens. E possam eles viver profundamente o amor a palavra de Deus e a sua Igreja. Pois a Igreja será jovem quando cada jovem for, de fato, o Evangelho vivo hoje”, disse.

Pe. Eduardo Santos, pároco da Igreja S. Francisco de Paula, paróquia acolhedora do ‘Panamá é Aqui’, falou com alegria da graça em testemunhar a disseminação do bem entre os jovens, e destacou a prontidão e carinho de seus paroquianos em servir a diocese no acolhimento dos eventos regionais. “Agradeço a todos paroquianos pela dedicação e serviço a Igreja, e estendo os agradecimentos pelo apoio do prefeito Antonio Piassentini e Sr. Oswaldo – presidente da AAA (Associação Atlética de Alumínio), que nos cedeu o ginásio para que acontecessem os shows e vigília”, agradeceu o padre.

Por Setor Juventude da Diocese de Osasco

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email