Jovens da Bahia se preparam para o DNJ 2017

Jovens da Bahia se preparam para o DNJ 2017

O Setor Juventude da Diocese de Serrinha – Bahia promoveu no dia 30 de setembro, no Centro Juvenil Santo Alessandro, uma formação para 120 jovens das várias paróquias da Diocese que serão missionários no “DNJ Serrinha 2017”. A missão acontece um dia antes nas paróquias que irão acolher o Dia Nacional da Juventude e um dos objetivos é animar outros jovens para o grande dia celebrativo.

Pela manhã a formação foi voltada ao tema do DNJ 2017, “Juventudes em defesa da vida dos Povos e da Mãe-terra”, com um enfoque para o semiárido, realidade na qual os jovens estão inseridos. O mediador foi prof. Heron Ferreira, do IFBaiano Campus Serrinha, que iniciou sua fala questionando aos jovens: “Qual lente estamos usando para ver o mundo?, Como estou vivendo?”. Ferreira também mostrou a importância da problematização e uso da capacidade, energia e criatividade que cada jovem tem, bem como o potencial que a caatinga tem e a necessidade de valorizá-la em suas especificidades, indicando caminhos possíveis para tal.

Na parte da tarde o bispo diocesano Dom Ottorino Assolari falou para os jovens da missão propriamente dita. Ressaltou a importância do anúncio kerigmático que é a concentração do mistério trinitário, e que os missionários farão o que Jesus fez: indo de casa em casa para anunciar o Evangelho. O bispo lembrou que a igreja nasceu em saída, impulsionada pelo fogo do Espírito Santo que desceu sobre Maria e os apóstolos no cenáculo, e que sem o Espírito Santo não terá evangelização, pois ele é a alma da Igreja. Dom Ottorino destacou que “para sermos discípulos temos que viver a palavra de Deus”.

Já está disponível o Material do DNJ 2017 clique aqui. 

Dom Ottorino fala aos jovens missionários.

 

 

Por: Juliana Cuani – Jovens Conectados com colaboração de Luciana Lima, secretária do Setor Juventude – Diocese de Serrinha.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email