Jovens cursilhistas da região sudeste se reuniram em Barbacena (MG)

Jovens cursilhistas da região sudeste se reuniram em Barbacena (MG)

Entre os dias 06 a 08 de setembro, aconteceu o 6º Encontro Macrorregional para Jovens Cursilhistas (EMJC) da região Sudeste do Brasil. O evento foi realizado na Casa de Retiro dos Salesianos, na cidade de Barbacena (MG) e abordou o tema “Santos ao pé da porta” (GeE, 6-9) e o lema “Sede misericordiosos como Vosso Pai é misericordioso” (Lc 6,36). O encontro teve a participação de 100 jovens e adultos.

O Movimento de Cursilhos de Cristandade do Brasil (MCC) organiza no ano de 2019 os EMJCs, que são encontros voltados para a juventude cursilhista em cada região do país. Estes encontros têm como objetivo que os jovens possam refletir sobre seu carisma e também sobre o chamado à santidade que o Senhor lhes faz, mantendo sempre os olhos fixos na misericórdia. Além disso, os encontros regionais são uma preparação para o grande Encontro Nacional para Jovens Cursilhistas, que acontecerá em 2020.

As mensagens do encontro foram baseadas nas duas últimas Exortações Apostólicas do Papa Francisco, Gaudete et ExsultateChristus Vivit, além dos documentos do próprio movimento. Destacou-se a necessidade de manter-se fiel ao carisma e, ao mesmo tempo, manter a eclesialidade do MCC. Outro ponto forte dentro do encontro foi a necessidade da união dos mais jovens com os mais experientes, chamados a caminhar juntos. Como caminho de santificação, as bem-aventuranças lhes foram reapresentadas para que possam seguir o modelo do Mestre.

Durante o 6º EMJC, os jovens também foram convidados a fazer uma peregrinação, lembrou-se que “não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a que está por vir” (Hb 13,14). Além disso, o caminho de santificação se faz na estrada. Logo, torna-se necessário dizer não à “cultura do sofá” e encarnar a “cultura do encontro”, proposta pelo Papa Francisco.

Concluindo o encontro, os jovens definiram a seguinte frase como norte para todas as suas atividades evangelizadoras: “Jovens, busquem o caminho da santidade para que a miséria deste mundo conheça o coração de Cristo”.

por Vinícius Raposo – Movimento de Cursilhos de Cristandade

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email