Jornada Diocesana da Juventude na Arquidiocese de Curitiba/PR

Jornada Diocesana da Juventude na Arquidiocese de Curitiba/PR

No dia 25 de maio, na Arquidiocese de Curitiba/PR, aconteceu o encontro do JDJ (Jornada Diocesana da Juventude) com o tema “Eis aqui a serva do senhor: faça-se em mim segundo a tua palavra” Lc 1,38.

Um dia que foi abençoado por Deus: com as inscrições realizadas no site do Setor Juventude, aguardávamos 800 jovens, mas com o frio que fazia no dia anterior imaginamos que pudesse inibir a participação dos jovens. No sábado, dia do encontro, fomos surpreendidos por Deus com um presente, uma tarde com pouco frio e um lindo sol para acompanhar nossos jovens, que vinham de todos os lados da cidade, com fome e sede de conhecer um pouco mais dos desígnios do Senhor, ter um momento íntimo com Deus, compreender sua vocação, qual caminho trilhar…

Tivemos um belo início com a benção do Padre William, show do Matheus Camargo, e ainda a missa presidida pelo Padre William e concelebrada pelos padres Jean, Lionel e frei Messias – foi lindo ver o santuário tomado pelos jovens.

Padre Lionel nos falava da alegria de poder dizer sim, assim como Maria uma jovem que em meio aos seus planos e sonhos disse sim primeiro aos sonhos do Senhor. Também nos lembrou que assim como o Espírito Santo conduziu Maria, também nos conduziria a trilhar o caminho do Senhor, pois foi o que o Jesus nos prometeu no Evangelho 6°Domingo da Páscoa, que o defensor, o Espírito Santo, seria enviado pelo Pai. “Ele nos ensinará e nos recordará tudo que Jesus havia ensinado aos apóstolos, nos lembrando da promessa que Jesus fez: que Ele voltará. Com toda a certeza dos nossos corações cremos que Jesus está ao lado do Pai nos preparando um lugar, como já nos falou antes”.

Continuamos com uma programação cheia: tivemos a participação do Padre Jean Carlos, Assessor Eclesiástico da RCC na Arquidiocese de Curitiba que partilhou conosco sua experiência vocacional, o despertar da sua vocação, nos inspirando a ter um bom discernimento e reforçando que devemos ser felizes com a nossa vocação. “Se eu pudesse escolher novamente minha vocação, seria padre”.

Dando continuidade às palestras, a Irmã Valéria assessora do Setor Juventude, por sua vez falou brevemente sobre o Sínodo da Juventude, lembrando que “não somos mais o futuro da Igreja como éramos há alguns anos, mas somos o hoje da Igreja, o agora”. Para finalizar, partilhou sobre sua experiência em missão o Leigo Missionário Bruno Socher, falando da missão em alguns países como África, Líbano e Síria.

Já quase no fim desse dia, o teatro da companhia Amor em Cena apresentou os mistérios gozosos, ministrado pelo Ministério ON (Obra Nova), conduzido pelo bispo referencial Dom Amilton Manoel.

O último e mais aguardado momento foi a exposição do Santíssimo Sacramento – o encontro com Jesus, o Amado em nosso meio estava para visitar sua noiva, sua juventude, veio para nos enviar à missão de cada dia: estarmos em nossas comunidades e paróquias junto aos nossos grupos de jovens, movimentos e expressões.

Nós do Setor Juventude, gostaríamos de agradecer a todas as pessoas que ajudaram na organização, que disseram sim a essa missão, aos jovens pela presença alegre e pela doação dos alimentos que puderam ser distribuídos para muitas famílias.

Por: Rayssa Pereira – Coordenadora do Setor Juventude – Arquidiocese de Curitiba/PR.

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email