Jornada Diocesana da Juventude 2015 em Itabuna

Jornada Diocesana da Juventude 2015 em Itabuna

itabuna-cartaz-dnjHoje, dia 06, Itabuna viverá um clima diferente, quando dezenas de jovens vindos de diversas cidades do interior da diocese local estarão reunidos a outras centenas de jovens itabunenses para iniciarem as celebrações pelo Dia Nacional da Juventude (DNJ).

A abertura acontecerá na noite de sexta-feira, às 19 horas, com a Celebração Eucarística presidida pelo assessor eclesiástico do Setor Juventude, padre Acácio Alves, com a participação diversos padres da diocese, na Capela da Ação Fraternal de Itabuna, local do evento. O evento segue até domingo, dia 08.

Após a Santa Missa, os jovens peregrinos serão acolhidos por famílias itabunenses de diversas paróquias da cidade. Na manhã de sábado, a partir das 8h, os jovens participarão de uma intensa programação com oficinas, workshops, momentos louvor e oração, shows musicais, palestras, plenárias e debates. Organizada pelo Setor Juventude da Diocese de Itabuna, o evento terá como tema “Juventude Construindo uma Nova Sociedade”, proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para celebração do Dia Nacional da Juventude 2015.

Segundo o assessor eclesiástico para o Setor Juventude, Acácio Alves, o DNJ é a realização de um encontro que celebra as diversas juventudes no contexto da Igreja. Ele ressalta que o tema do encontro foi pensado também para celebrar os 30 anos da Pastoral da Juventude no Brasil. “Este é um momento em que a Igreja de Itabuna é chamada a volver o seu olhar para a nossa juventude e suplicar a Deus por ela, por vezes tão sofrida e machucada, a fim de ajudá-los a vencer e não deixar morrer seus sonhos e esperanças de construir e promover dias melhores”, afirmou.

Para o coordenador diocesano do Setor Juventude, Paulo Santana, o DNJ é uma oportunidade de incentivar e valorizar o protagonismo juvenil na construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos. “Para mudar às diversas realidades que destoam do Reino anunciado por Jesus Cristo, é necessário que todos, e cada um, assumam o seu papel como discípulos-missionários no anuncio do evangelho e testemunhando com a própria vida em sociedade nas questões que dizem respeito à ética, à moral e à promoção do bem comum. Resgatar e promover tais valores são  intrínsecos ao papel da juventude”, elucidou.

Por Erivaldo Bomfim, da Pastoral da Comunicação

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email