Repleta de jovens: Praça de Cibeles recebe Bento XVI

Repleta de jovens: Praça de Cibeles recebe Bento XVI

jmj_chegadapapa2

“Esta é a juventude do papa!”. Assim gritavam os jovens do mundo inteiro, em espanhol, para receber o Santo Padre. Após o roteiro de entrada, o papa chegou ao palco preparado para a recepção e pronunciou um discurso, afirmando que Cristo é o amigo que não engana e com o qual devemos compartilhar o caminho de nossas vidas.

Palavra do papa

“Bem sabeis que, quando não se caminha ao lado de Cristo, que nos guia, extraviamo-nos por outra sendas como a dos nossos próprios impulsos cegos e egoístas, a de propostas lisonjeiras mas interesseiras, enganadoras e volúveis, que atrás de si deixam o vazio e a frustração” – destacou.

“Há palavras que servem apenas para entreter, e passam como o vento; outras instruem, sob alguns aspectos, a mente; as palavras de Jesus, ao invés, têm de chegar ao coração, radicar-se nele e modelar a vida inteira”.

Bento XVI prosseguiu afirmando que “o Mestre que fala não ensina algo que aprendeu de outros, mas o que Ele mesmo é, o único que conhece verdadeiramente o caminho do homem para Deus, pois foi Ele que o abriu para nós, que o criou para podermos alcançar a vida autêntica, a vida que sempre vale a pena viver em todas as circunstâncias e que nem mesmo a morte pode destruir”. 

 

cibeles2aO Evangelho continua explicando estas coisas com a sugestiva imagem de quem constrói sobre a rocha firme, resistente às investidas das adversidades, contrariamente a quem edifica sobre a areia, talvez numa paisagem paradisíaca, poderíamos dizer hoje, mas que se desmorona à primeira rajada de ventos e fica em ruínas.Mas – ressalvou o pontífice – “Edificando-a sobre a rocha firme, a vossa vida será não só segura e estável, mas contribuirá também para projetar a luz de Cristo sobre os vossos coetâneos e sobre toda a humanidade, mostrando uma alternativa válida a tantos que viram a sua vida desmoronar-se, porque os alicerces da sua existência eram inconsistentes: a tantos que se contentam com seguir as correntes da moda, se refugiam no interesse imediato, esquecendo a justiça verdadeira, ou se refugiam em opiniões pessoais em vez de procurar a verdade sem adjetivos”.

Enfim, sugeriu aos jovens: “Sede prudentes e sábios, edificai as vossas vidas sobre o alicerce firme que é Cristo. Esta sabedoria e prudência guiará os vossos passos, nada vos fará tremer e, em vosso coração, reinará a paz. Então sereis bem-aventurados, ditosos, e a vossa alegria contagiará os outros. Perguntar-se-ão qual seja o segredo da vossa vida e descobrirão que a rocha que sustenta todo o edifício e sobre a qual assenta toda a vossa existência é a própria pessoa de Cristo, vosso amigo, irmão e Senhor, o Filho de Deus feito homem, que dá consistência a todo o universo. Ele morreu por nós e ressuscitou para que tivéssemos vida, e agora, junto do trono do Pai, continua vivo e próximo a todos os homens, velando continuamente com amor por cada um de nós.

O peregrino alemão, Toby Billon, espera, com a chegada do papa, muita amizade, divertir-se e celebrar a paz com todos os jovens na Espanha. Padre Simon Wilson, de Curaçao, pensa que a chegada do papa enche a Espanha de esperança e contagia a todos os corações com a mensagem do Evangelho. Para ele, “a JMJ é uma festa muito bonita que ganha mais sentido na presença do Pontífice”. Já Sara Guerreiro, de Portugal, espera melhorar sua fé, e o que mais a impressiona é a força que a Igreja tem de reunir tantas pessoas em torno de uma só causa. “Eu não esperava tanta união, e nem ver tanta gente que professa a mesma fé que eu”, afirma.

Após a homilia de Bento XVI, jovens fizeram algumas intenções em francês, suaili, espanhol, árabe e italiano e o papa encerrou o encontro com a sua benção.

Assista à celebração na íntegra

Por Felipe Rodrigues, com informações da Rádio Vaticana

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email