Um relatório divulgado pela organização da JMJ de Madri mostra um impacto econômico de cerca de 354 milhões de euros na Espanha. O estudo, realizado pela PwC (PricewaterhouseCoopers), apontou que os gastos feitos por estrangeiros em Madri foram de 147 milhões de euros.
Os cálculos foram baseados no gasto direto da organização da JMJ e em dados recolhidos através do Instituto de Estatística da Comunidade de Madri e pelo Instituto Nacional de Estatística.
A JMJ Madri, realizada em agosto de 2011, reuniu cerca de um milhão e meio de jovens, segundo o arcebispado de Madri. Estiveram representados 189 países e foram credenciados quase cinco mil jornalistas para o evento. O encontro custou, em âmbito organizacional, em torno de 50 milhões de euros advindos de recursos gerados pela própria organização.
O setor de hotelaria e a criação de empregos foram os mais beneficiados. De acordo com o informe do arcebispado, a experiência foi considerada muito positiva por mais de 90% dos participantes. Além dos benefícios financeiros e dos outros citados anteriormente, a imagem do país saiu fortalecida. Quase 90% dos visitantes estrangeiros pretendem retornar ao país em outras oportunidades.
Renata Rodrigues/Setor Comunicação JMJ RIO2013