Cálculo independente feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta altos benefícios da realização da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Entre os dias 23 e 28 de julho, a capital carioca sediará um dos maiores eventos do mundo, que deve atrair cerca de 2 milhões de pessoas para participarem do encontro com o Papa Francisco. A estimativa é de que o comércio varejista arrecade R$ 273,9 milhões a mais do que o previsto para o mês de julho.
De acordo com o estudo divulgado pela entidade e disponível em seu site, a maior parte desse valor (R$ 100,7 milhões) deverá ser gastos nos supermercados. Também se destacam os setores de combustíveis e lubrificantes (R$ 28,4 milhões) e vestuário e calçados (R$ 26,4 milhões).
Esses valores referem-se aos gastos dos peregrinos brasileiros e estrangeiros, mas também dos moradores da cidade, inclusive daqueles que não participarão da Jornada e sairão da cidade, aproveitando os feriados decretados no período pela Prefeitura Municipal – eles também gastarão, principalmente combustível – para sair da cidade.
O estudo contempla apenas o comércio carioca, sem levar em consideração os benefícios que serão alçcançados pelas cidades que receberão peregrinos durante a Semana Missionária. Também ainda não há cálculos sobre quanto será a arrecadação do poder público graças à JMJ. EM recente matéria, o jornal O Globo calculou em R$ 118 milhões o investimento público demandado pela Jornada Mundial da Juventude, sendo que a maior parte desse valor será investido em segurança.
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