5-Expressões Juvenis, Ministério Jovem RCC, Notícias

Jesus no Litoral impacta Fortaleza

Publicado em 22 de dezembro de 2016 Por Seja o primeiro a comentar!

Com o tema “Jovens marcados pelo fogo da missão” a juventude do Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica do Ceará realizou, dos dias 16 a 19 de dezembro, na cidade de Fortaleza a Missão Jesus no Litoral (JNL). A capital cearense recebeu jovens de todas as dioceses do Ceará que levaram o amor de Deus nos bairros Montese, Bom Jardim e Morro Santa Terezinha, bem como na Praia de Iracema, no centro da cidade e um grande shopping do bairro Parangaba.

Os jovens realizaram momentos de oração, pregação, partilhas, louvor, Santa Missa, e principalmente a evangelização, atendendo ao apelo de toda a RCC para o ano de 2017: “Toquem meu povo”, literalmente abraçaram povo de Deus da cidade de Fortaleza através do anúncio casa a casa e pessoa a pessoa, através dos missionários que se organizaram em duplas. Em cada bairro foram realizados os denominados “incendeia”, que são como lançamentos de Grupos de Oração para as pessoas que foram alcançadas pelo anúncio durante aquele dia e que tem como objetivo continuar após a missão como legado para aquele bairro.

Já no domingo os jovens foram à praia de Iracema e fizeram anúncio nas areias e calçadão, abordando banhistas, frequentadores, ambulantes, moradores de rua e todos que por lá passavam. Também foi realizado um Flash Mob, onde os cerca de 200 jovens coreografaram uma música em pleno domingo de sol à beira mar. Já a tarde foi a vez da juventude carismática levar a missão ao Shopping, localizado no bairro Parangaba. Pessoas foram abordadas em plena época de compras natalinas e surpreendidas pelo anúncio de “Jesus te ama! E Maria também!”. Ao encerrar as abordagens os jovens se reuniram na praça de alimentação do local e entoaram cantos de louvor, o que chamou atenção de todos que ali estavam, que admirados se alegravam com tal ação inusitada.

juventude do Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica do Ceará

juventude do Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica do Ceará

O projeto 

Idealizado no estado do Paraná, o projeto renovou o chamado missionário da juventude carismática a partir do anúncio do Evangelho com um novo ardor ao ir de encontro a veranistas nas praias, moradores locais ou em espaços como hospitais, asilos, presídios, entre outros para fomentar uma transformação social, humana e espiritual. O Jesus no Litoral tem características próprias, além da pregação individualizada. A missão se realiza em vários dias, com missionários selecionados e formados, a vivência espiritual profunda, a convivência fraterna e atividades diversas que contemplam as diversas realidades do ser humano.

Jesus no litoralOusadia

Preparados com formações e orações os jovens subiram morros, andaram em travessas e alcançaram a muitas pessoas com a evangelização conhecida por querigmática, que anuncia o Evangelho de Cristo de uma forma simples, direta e com o próprio testemunho de vida, gerando um convite para também viver a experiência com Espírito Santo, ofertada também através do Grupo de Oração. Dentro de sua própria vivência os jovens trabalharam com metodologias atuais, envolvendo dança, música e muita alegria. Foi realizado um “flash mob” na Praia de Iracema e ainda um “Mannequin Challenge”, fenômeno nas redes sociais que consiste em grandes grupos de pessoas aparecerem estáticos como uma fotografia 360º, onde só a câmera se movimenta entre as pessoas.

Os jovens ainda buscaram evangelizar os frequentadores de um grande shopping da capital cearense no estilo que ficou conhecido nas redes sociais como “rolezinho”, a diferença é que a grande quantidade de jovens ‘invadiu’ o shopping para levar a todos a alegria de ser jovem católico, interpretando em plena praça de alimentação uma canção que se chama “sentinelas da manhã”, música que identifica o ministério, sendo uma convocação do Papa João Paulo II a toda juventude para serem ousados na fé.

juventude do Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica do Ceará juventude do Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica do Ceará

Testemunhos

A jovem Diuenne Silva publicou na rede social facebook [anexo] a sua alegria em receber a evangelização de dois missionários do Jesus no Litoral nas ruas do Bairro Granja Lisboa no Grande Bom Jardim em Fortaleza. Para muitos um bairro a impor medo, com alto índice de criminalidade, mas onde abunda o pecado, superabunda a graça e nesta certeza os missionários se lançaram sem medo em cada rua, praças e até em bares do bairro.

Já a jovem Karol Vieira [anexo] estava no Shopping quando foi abordada e presenciou a ação dos missionários em horário de pico na praça de alimentação, diz que ficou impressionada com a atitude e sem palavras para descrever o que viu.

juventude do Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica do CearáTestemunhos dos Missionários

Quem vivenciou a missão sabe: não dá para ir ao Jesus no Litoral e voltar o mesmo. Assim aconteceram com os cerca de 200 jovens missionários que participaram da 5ª edição do Projeto, que é nacional, coordenado pelo Ministério Jovem da RCC Brasil. O jovem Antônio Filho nos conta como foi a missão para ele:

“Essa foi uma das maiores experiências que tive em minha caminhada, ser missionário no JNL. Vejo que nossa equipe foi escolhida por Deus para ir ao morro de Santa Terezinha. Estávamos parados em um certo ponto lá, quando um senhor se aproximou dizendo que estava rezando e pedindo para que Deus mandasse anjos sobre aquele lugar que tanto necessitava. Realizamos a evangelização durante a manhã e encerramos as atividades à tarde orando pelas pessoas que foram jogar futebol em uma quadra e temos a certeza que nunca mais será o os mesmos.

Eu poderia resumir a missão na palavra “ousadia”. Jovens foram ousados para criar formas de como abordar dentro do shopping, evangelizando na praia, não tendo medo de invadir o centro de Fortaleza e evangelizar geral que estava passando por ali. Eu fui para evangelizar e sai mais evangelizado por cada um dos missionários.”

Por Eder Machado, Ministério de Comunicação RCC Ceará – Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério Jovem

/tags

/leia mais

/deixe seu comentário

/redes-sociais

/siga nossas redes sociais