Jesuítas realizam experiência de apostolado

Jesuítas realizam experiência de apostolado

A cada dois, ou três anos, em sintonia com a Jornada Mundial da Juventude, a Companhia de Jesus realiza o Magis, encontro que reúne jovens de todo mundo para celebrar, rezar, agir e conviver, a partir da espiritualidade inaciana. Nesse ano Magis aconteceu na Polônia, entre os dias 15 a 31 de julho.

1

Em 2013 o Magis foi realizado no Brasil e sua organização inspirou o trabalho da Companhia de Jesus para as juventudes, resultando na construção do Programa Magis, que é uma ação apostólica da Província dos Jesuítas do Brasil junto aos jovens, para oferecer-lhes experiências, formação e acompanhamento, em vista o serviço da fé e a promoção da justiça.

Algumas das atividades propostas pelo Programa são as Experiências Magis, que em 2016, aconteceram em sintonia com o Magis Polônia e a Jornada Mundial da Juventude. Realizadas em julho de 2016, essas experiências foram um chamado aos jovens para saírem de si e irem ao encontro do próximo.

Conheça as Experiências Magis 2016

b

Missão Vocacional em Teotônio Vilela, Alagoas, de 9 a 17 de julho.

A missão aconteceu na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, comunidade onde aconteceu a ordenação do Padre José Celio, sj. Essa foi uma experiência de inserção sociocultural, voltada para jovens que se sentiam inquietos vocacionalmente.

 Magis na Amazônia em Santarém, Pará, de 20 a 31 de julho.

A experiência aconteceu em Boim, na Paróquia Santo Inácio de Loyola, localizada na Reserva Tapajós, às margens do Rio Tapajós. O objetivo dessa experiência era incentivar e apoiar o projeto de evangelização da paróquia Santo Inácio de Loyola seguindo o plano pastoral. Para tanto, foram desenvolvidas atividades de apoio ao projeto de revitalização da festa de Santo Inácio e incentivo à participação dos jovens nas atividades da Paróquia e comunidades. Os jovens participantes dessa experiência realizaram oficinas de formação com jovens e lideranças locais, na área de liturgia, comunicação popular e do auto sustento.

 Voluntariado Jovem em São Paulo, 15 a 23 de julho.

O Centro Magis Anchietanum e obras parceiras na cidade de São Paulo, inspirados pelo tema da JMJ 2016, “Felizes os misericordiosos” (MT 5,7), propuseram para essa experiência um roteiro pelas bem aventuranças durante os nove dias que estiveram. Durante o dia os jovens visitaram e trabalharam em obras de misericórdia e no período noturno participaram de atividades relacionadas às bem-aventuranças, aberta para toda a comunidade.

Voluntariado e Inserção Social e Ambiental, Rio de Janeiro e Duque de Caxias, Rio de Janeiro, de 25 a 31 de julho.

Essa experiência, proposta pela Casa Magis Rio, foi realizada na Associação das Comunidades de Vida Mariana (ACVM), uma associação de leigos de espiritualidade inaciana, filiada à CVX (Comunidade de Vida Cristã).

As atividades foram momentos de oração e partilha, reflexões sobre os temas da misericórdia e da ecologia. Os jovens também participaram como voluntários nas atividades sociais na ACVM, realizaram trilhas ecológicas, workshops temáticos e trabalhos no campo. A experiência foi com um encontro de formação e oração em honra a Santo Inácio promovido pela ACVM.

 Voluntariado Jovem em Cascavel, Paraná, de 23 a 30 de julho.

Essa experiência propôs uma convivência e trabalho junto às entidades que são sinais de esperanças e transformação na cidade de Cascavel. Teve como objetivo alimentar a reflexão e o compromisso com a justiça social por meio de trabalho em equipe, oração pessoal e comunitária, serviço gratuito e disponível.

Peregrinação Inaciana, no Espirito Santo, de 7 a 10 de julho.

Com percursos de aproximadamente 40 quilômetros, a Peregrinação Inaciana aconteceu no litoral sul do Espírito Santo e teve como objetivo possibilitar ao jovem o “sabor de saber” da vida e instiga-los a reconhecerem-se capazes de fazer seu caminho aos passos de Cristo Jesus. O destino final da experiência foi o Santuário Nacional de São José de Anchieta.

Peregrinos Urbanos a serviço, Salvador, Bahia, de 20 a 24 de julho.

A experiência aconteceu na comunidade de Trindade, onde pessoas em situação de rua são acolhidas. A vivência dos jovens participantes consistiu: partilha e orações comunitárias, peregrinação, trabalhos voluntários em atividade de reciclagem de materiais e artesanato e colaboração no serviço das pessoas que vivem na comunidade.

As Experiências Magis propõem aos jovens uma experiência fundante de Deus, através do contato com o povo, culturas e jovens de distintos lugares do país, tendo como referências a espiritualidade inaciana.

Por Evenice Neta

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email