JDJ em Caxias do Sul reúne centenas de jovens para celebrar a unidade

JDJ em Caxias do Sul reúne centenas de jovens para celebrar a unidade

A Jornada Diocesana da Juventude de Caxias do Sul/RS, intitulada JTchêJ reuniu mais de 350 jovens, na tarde de 14 de julho. O encontro aconteceu na comunidade Santa Lúcia e iniciou com uma Caminhada pela Paz. O evento foi promovido pelo Setor Diocesano da Juventude, espaço de comunhão que reúne os grupos de jovens, movimentos e Pastoral da Juventude para um trabalho de unidade que respeita a diversidade dos carismas. 

No percurso, os participantes levaram consigo a réplica da Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude e a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Pelo caminho foram realizadas três paradas que recordaram o início da missão de Jesus e refletiram o tema do encontro, retirado do Evangelho de Lucas: “Não tenha medo, Maria, porque você encontrou graça diante de Deus”. 

Os jovens foram acolhidos com música e animação na chegada ao salão da comunidade Santa Lúcia. Lá foi realizada a oração inicial da JTchêJ, com a consagração a Maria de toda a juventude católica da Diocese de Caxias do Sul. Logo depois, os participantes foram encaminhados para momentos de oficinas, que ganharam o nome de catequeses. Em três grandes grupos de trabalho, refletiram sobre a vocação e o projeto de vida; a necessidade de construir uma cultura de paz, e comunicação e redes sociais para o anúncio da Verdade. 

Finalizadas as catequeses, a partilha dos alimentos se revelou um grande momento de convivência. Essa integração também foi aconteceu nos momentos de visitação às tendas, espaços onde os grupos de jovens e movimentos de evangelização puderam expor seu trabalho, seus materiais e sua forma de viver a fé e trabalhar com a juventude. Num bate-papo com os assessores das catequeses, os jovens puderam fazer perguntas e aí se construiu um momento de síntese do encontro. 

Já nos encaminhamentos finais, foi apresentada a equipe a serviço do Setor Juventude em Caxias do Sul e no Vicariato de Nova Prata, assessorada pelo padre Marciano Guerra. Também foi realizado o lançamento do novo site da ComMissão Jovem, que é a marca de comunicação do Setor Juventude. 

A tarde de atividades intensas ganhou um mais um momento de emoção quando foi reproduzido o vídeo contendo mensagem do Vaticano. No material, o secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, que prepara a Jornada Mundial da Juventude 2019 e parte do Sínodo dos Bispos sobre a Juventude que será realizado em outubro de 2018, padre Alexandre Awi, reiterou que os jovens estão no coração do Papa Francisco. 

A JTchêJ foi encerrada com a Santa Missa presidida pelo bispo da diocese de Caxias do Sul, dom Alessandro Ruffinoni. Na celebração, o religioso falou sobre a importância que a juventude tem para a Igreja. Segundo ele, Cristo conta com os jovens e a Igreja Católica como instituição quer amparar, cuidar e ajudar os jovens a se tornarem grandes anunciadores do Reino de Deus. 

Para o assessor diocesano do Setor Juventude, padre Marciano Guerra, o encontro foi um grande sinal de união e vivência da fé, além de um momento de muita alegria e integração “Como juventude, caminhamos juntos para sermos sal e luz nos ambientes onde estivermos. Que a presença de Maria seja inspiração de jovem discípula de Jesus”, finalizou.

A Jornada Diocesana da Juventude também contou com a presença do coordenador do Serviço de Evangelização da Juventude do Rio Grande do Sul, padre Rudinei Zorzo, que por sete anos assessorou o Setor juventude caxiense.

Por: Setor Juventude – Diocese Caxias do Sul/RS. 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email