II ENRPJ: um olhar histórico sobre a realidade juvenil

II ENRPJ: um olhar histórico sobre a realidade juvenil

Teve início na manhã desse 07 de setembro, no Colégio Dom Bosco, em Brasília-DF o II Encontro Nacional de Revitalização da Pastoral Juvenil. Era manhã, o sol já iluminava a caminhada à casa de Dom Bosco. O encontro conta com a participação de cerca de 300 pessoas.

No primeiro momento do dia, os jovens e assessores tiveram a oportunidade de ver a caminhada da juventude nos diversos regionais, e a partir da realidade juvenil diagnosticar o caminho percorrido até aqui.

Para Katyuscia Dantas, da Diocese de Caicó-RN, representante do Setor Juventude, esse momento suscitou ainda mais o desejo de renovar o amor pela juventude. “Tendo em vista que desde o I ENRPJ, realizado em 2013, levamos para a diocese a importância do acompanhamento, durante esses anos visitamos as comunidades, paróquias, como setor de juventude anualmente fazemos encontros com as lideranças, temos uma preocupação com a formação desses jovens, respeitando a diversidade de carismas e junto com eles estamos construindo soluções para os problemas e desafios. As discussões de hoje, me fizeram perceber o quanto estamos no caminho certo e podemos nos fortalecer ainda mais em nossa missão, e através do nosso acolhimento que a juventude será fortalecida”, contou.

Protagonismo Juvenil

Os participantes foram divididos em grupos e puderam ver a realidade juvenil

Essa palavra ainda que pareça saturada e muito em voga, foi uma das palavras mais usadas durante as partilhas sobre as 8 linhas de ação do Doc. 85 – Evangelização da Juventude, Desafios e Perspectivas. Em muitos regionais a força jovem sustenta os trabalhos. Foram discutidos também a importância da vocação ao Ministério da Assessoria, perfil dos assessores adultos e o investimento nas causas da Juventude. Constatou-se que essas linhas de ação ainda são uma urgência Pastoral e o Doc. 85 que está completando 10 anos de história precisa ser um livro de cabeceira para quem realiza esse trabalho de acompanhamento juvenil.

Fotos: Jovens Conectados

Na Missa, Dom Antônio Emidio Vilar, bispo da Diocese de São João da Boa Vista-SP, ressaltou a importância de amar os jovens de uma forma que eles se sintam amados, isso é, não basta amar e acolher do nosso jeito, mas da forma que eles gostariam de ser amados.

O encontro continua no período da tarde, com o método JULGAR. Acompanhe as redes sociais e fique por dentro do II ENRPJ.

|| Confira as fotos da manhã do dia 07/09

II Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil (07/09)

Por Valesca Montenegro, Jovens Conectados

 

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email