Igreja unifica celebração dos arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael

Igreja unifica celebração dos arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael

A Igreja do mundo todo celebra, a partir de agora, o dia dos arcanjos em 29 de setembro. A data, que antes era a data de celebração de São Miguel Arcanjo, o grande protetor da Igreja, passou a ser a data daqueles que estão sempre nos protegendo todos os dias.

Mas afinal quem são os anjos?

Na história dos seres angélicos, os anjos e arcanjos estão na terceira hierarquia, sendo eles os mensageiros dos desígnios de Deus para os seres terrestres. São seres verdadeiramente espirituais, que despertam no homem aquilo que está escondido dentro de si próprio, encaminhando, assim, cada pessoa para a sua missão em plano terreno.

Segundo Santo Agostinho, os anjos nos chamam a nos reencontrarmos em nós mesmos, tocando-nos da parte de Deus.

Os arcanjos são apresentados a nós nas Sagradas Escrituras, tanto no antigo, como no novo testamento. Eles são os seres que, na história, nos trouxeram mensagens importantes de Deus, como o arcanjo Gabriel que anuncia a vinda de São João Batista e de Jesus, nos protegem dos males da Terra, como São Miguel Arcanjo e nos ajudam a curar feridas da alma, como São Rafael.

Estes três, em especial, passaram a ter seu dia de celebração na Igreja unificados, um marco para a história apostólica.

São Miguel, Gabriel e Rafael

São Miguel é o fiel escudeiro de Deus. É o responsável por proteger o Trono e o Povo de Deus. É ele o padroeiro da Igreja e seu nome significa “semelhança de Deus”.

São Gabriel é o grande mensageiro de Deus. É aquele que trouxe a notícia a Zacarias e, posteriormente, a Maria, sobre o nascimento de São João Batista e de Jesus. Foi ele quem anunciou o verbo encarnado. Ele nos ajuda a ouvir o que Deus tem para nos dizer e nos ensinar.

São Rafael é o guardião da saúde e da cura física e espiritual. Foi ele quem acompanhou Tobias durante sua viagem como guia e guardião, como narra o livro de Tobias. Ele também foi o responsável por ajudar um casal a se reconciliar, sendo também o guia para a reconciliação.

Portanto, a Igreja Católica considera esses três arcanjos os poderosos intercessores dos escolhidos para o trono de Deus. Eles são os grandes responsáveis de nos trazer as mensagens de Deus para os nossos problemas cotidianos. É a eles que devemos procurar e rezar sempre, não deixando de prestar sempre muita atenção às mensagens que nos enviam.

Celebrar os santos arcanjos é celebrar o amor e cuidado que Deus tem por nós, sendo capaz de enviar estes anjos para nos trazer Sua mensagem dos céus.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email