Igreja se solidariza com vítimas das chuvas no Sudeste

Igreja se solidariza com vítimas das chuvas no Sudeste

 

De acordo com José Magalhães, assessor nacional de Gestão de Risco e Emergências da Cáritas Brasileira, no momento está sendo feito um levantamento junto a paróquias e dioceses afetadas sobre a necessidade de ajuda emergencial.

No estado do Rio de Janeiro, cerca de 12,8 mil pessoas tiveram que deixar suas casas nas regiões norte e noroeste por causa das enchentes provocadas pelas chuvas, informou a Defesa Civil. Sete municípios permanecem em estado de emergência no Estado.

As fortes chuvas afetam com maior concentração no município de Lajes do Muriaé, na região Noroeste do Rio. Em Nova Friburgo, são 35 unidades de sirenes instaladas em 20 comunidades.

A Defesa Civil de Minas Gerais informou, na terça-feira, 10, que 116 municípios decretaram situação de emergência, por causa das chuvas, enchentes e deslizamentos que castigam o Estado. Outros 51 municípios também registraram prejuízos, mas não decretaram situação de emergência.

No início da noite desta quarta-feira (11), equipes do Corpo de Bombeiros localizaram um automóvel que ficou embaixo dos escombros no distrito de Jamapará, em Sapucaia, no centro sul-fluminense, com cinco pessoas da mesma família. Os parentes procuraram abrigo no carro na madrugada do dia 9, quando uma avalanche de pedras e terra desceu do alto da encosta e soterrou oito casas.

Com estes, sobe para 18 o número de vítimas localizadas sob os escombros. De acordo com relato de familiares, ainda faltam serem localizadas seis pessoas.

Testemunho de jovem

Também em Jamapará morava o jovem Thiago Carvalho, 19 anos, que postou uma mensagem no Facebook pedindo orações pelas vítimas das chuvas cidade vizinha de Além Paraíba, na divisa do Rio de Janeiro com Minas Gerais, horas antes de morrer soterrado com seus pais.

“Vamos nos unir em orações pelas famílias que, neste momento, em Além Paraíba e região, estão sofrendo com a forte chuva. Eu e você estamos em casa, debaixo de um teto com uma cama quentinha a espera e quantos lá fora passando por uma situação difícil. Que cada um, ao ler essa postagem, possa rezar um Pai Nosso e uma Ave Maria por essas famílias. Amém”, publicou Thiago na rede social.

Durante toda esta quarta-feira, amigos do jovem manifestaram solidariedade para com sua irmã, a única sobrevivente da tragédia. Em homenagem ao garoto, compartilharam uma foto sua abraçado com a Cruz dos jovens e junto ao Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em peregrinação por Além Paraíba, em novembro, a mesma cidade pela qual pedia orações, como informou o blog católico “Do Point”.

Solidariedade

A Arquidiocese de Belo Horizonte por meio do Vicariato Episcopal para Ação Social e Política intensificou o pedido de solidariedade para as vítimas das chuvas.  “Graças à participação solidária dos cristãos, muitas famílias já foram atendidas. Mas ainda há centenas de pessoas que necessitam com urgência, da doação de água mineral, materiais de limpeza e higiene pessoal, fraldas, leite e alimentos não perecíveis”, diz a nota publicada pela arquidiocese mineira.

Entrega de doações:

– Central de Acolhida: Rua Além Paraíba, 208 – bairro Lagoinha (segunda a sexta-feira)

– Catedral – Rede de Comunicação Católica – Av. Itaú, 515, bairro Dom Cabral (funcionamento 24h).

Central de Acolhida (31) 3422-7141

Com informações da Cáritas Brasileira e Arquidiocese de BH

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email