Guarulhos realiza II Congresso Diocesano de Lideranças Jovens

Guarulhos realiza II Congresso Diocesano de Lideranças Jovens

Aconteceu no ultimo dia 17 de Fevereiro a 2ª Edição do Congresso Diocesano de Lideranças Jovens, reunindo mais de 200 pessoas no Colégio Virgo Potens, em Guarulhos/SP.

Com o tema: “Eis-me aqui, envia-me! – Vivências da CF 2013”, o congresso foi uma rica oportunidade para aprofundar algumas temáticas acerca do contexto e da vivência da Campanha da Fraternidade 2013 nas comunidades da cidade.

Os trabalhos foram iniciados com a celebração Eucarística presidida pelo nosso assessor diocesano da juventude Pe. Giovanni Banchio. Em seguida, houve palestras com a presença do Pe. Antônio Carlos Frizzo (Assessor da CF no Regional Sul I da CNBB),
que abordou o tema: Por Uma Igreja Jovem – Perspectivas da CF 2013 sobre o Protagonismo Juvenil. A segunda palestra foi proferida pelo Pe. Marcos Vinícius Clementino (Secretario de Comunicação do Regional Sul I da CNBB), com o tema: Discípulos Digitais – Evangelização pelas Mídias Sociais.

Após o almoço os jovens se dirigiram para as oficinas onde puderam aprofundar ainda mais as temáticas propostas, sobre os temas: Juventude e Cultura de Paz, Juventude e Transformação da Realidade, Juventude Fazendo Pastoral, Juventude e Mídias Sociais, Juventude e Espiritualidade Missionária.

Pela tarde, aconteceu a terceira palestra com o Pe. André Torres, sdb. (Referencial de Juventude no Regional Sul I da CNBB), que abordou o tema: Um Chamado Missionário – Ide e Fazei Discípulos… Eis-me aqui, envia-me!

O Congresso abordou ainda o contexto do Ano da Fé, aniversários do Concílio Vaticano II e do Catecismo da Igreja Católica, bem como da Teologia da Libertação, o contexto de mudança de época que as novas mídias sociais,  e a importância do tema proposto para esta CF, como uma resposta ao chamado missionário feito pelo Papa a todos os jovens por ocasião da JMJ Rio 2013.

Ao final, todos os jovens congressistas ganharam do Setor Juventude Diocesano o YouCat, para poderem se aprofundar mais na fé, e assim poderem retornar aos seus grupos de jovens com muito mais conteúdo e sabedoria, fazendo-os entender que a missão de jovens discípulos missionários deve ser trabalhada e vivenciada em todos os âmbitos em que estamos inseridos!

Com tudo isso, a Diocese de Guarulhos vai dando largos passos, em preparação a Semana Missionária e a JMJ Rio 2013, nunca se esquecendo do compromisso para com a evangelização da juventude de um modo geral, e plantando as sementes para um pós- JMJ de muitos frutos!

Vigília Diocesana dos Jovens Adoradores

Ocorreu no dia 19 de janeiro a 1° Vigília Diocesana dos Jovens Adoradores da Diocese de Guarulhos, que contou com a presença de quase 150 jovens reunidos na Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Cocaia.

Padre Cristiano, assessor da secretaria de Liturgia para a Semana Missionária na diocese, conduziu o momento que ficou marcado pelas fortes orações em decorrência da enfermidade do Bispo Dom Joaquim. A vigília iniciou com uma palestra sobre a fundação da cidade, onde a mesma cresceu ao redor de nossa Catedral Imaculada Conceição, refletimos sobre o Ano da Fé, a história das JMJs, um momento Mariano e a sublime Benção do Santíssimo Sacramento, encerrando com a oração da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.

O momento também foi marcado pela presença na réplica da Cruz Peregrina e no Ícone de Nossa Senhora que estão peregrinando por todas as paróquias e capelas da Diocese. Além disso, a vigília marcou o início dos trabalhos no ano de 2013, em preparação a Semana Missionária. A diocese irá acolher cerca de 3 mil peregrinos e a nossa ida a JMJ do Rio.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email