Gincana da Jornada Mundial da Juventude

Gincana da Jornada Mundial da Juventude

A Jornada Mundial da Juventude Rio2013 por meio do canal Pré-jornada e do Programa Nacional Caixa de Ferramentas lança a Gincana JMJ. O evento é oficial da Jornada Mundial da Juventude.

A Gincana JMJ está sendo lançada no Rio de Janeiro, na abertura da Jornada Mundial da Juventude, com o Papa Francisco. O objetivo é envolver os jovens peregrinos do mundo inteiro com ações sociais, evangelizadoras e educacionais, despertando ao senso crítico, resgatando valores, validando assim, o protagonismo juvenil. E, ainda, integrar a juventude com a família, Igreja e sociedade através das atividades da Gincana JMJ, utilizando-se dos meios de comunicação e das novas linguagens juvenis.

Os jovens católicos de todo o mundo que participarem da Gincana JMJ estarão concorrendo a pacotes de viagens para a próxima Jornada, a ser anunciada pelo Papa Francisco, no Rio de Janeiro, no dia 28 de julho.

Gincana JMJ

O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, destaca que esta Gincana está aliada ao projeto do ano da Fé. “Como parte integrante do Programa Nacional Caixa de Ferramentas, a Gincana JMJ constitui uma ação com o objetivo de interagir a família, a Igreja e a sociedade, através do protagonismo juvenil”, afirma Dom Orani.

A ação da Gincana JMJ será dividida em duas etapas, com premiação para os jovens individualmente e em grupos:

  • A primeira etapa tem início no Rio de Janeiro, no período da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, entre os dias 23 e 28 de julho de 2013;
  • A segunda etapa será realizada a partir de setembro, validando a proposta da continuidade da Jornada no Rio de Janeiro, no advento da Pós-Jornada.

O objetivo da primeira etapa da Gincana JMJ é interagir com jovens do mundo inteiro, através do aplicativo PAX4U, que possibilitará aos jovens peregrinos a realização de tarefas de conhecimento da Jornada Mundial da Juventude. Nesta etapa a participação é individual, e os jovens estão convidados ainda a participarem com o registro de imagens inusitadas com o uso da tecnologia que dispor, seja celular, notebook, PC ou tablet.

Na segunda etapa, os participantes se organizarão em grupos de no mínimo 10 jovens em suas localidades de origem e possui um alcance Internacional. Além da interação entre os jovens católicos de diferentes países, a segunda etapa possui um caráter educacional, social e evangelizador. A duração será de um (01) ano, culminando com um grande encontro que terá como objetivo geral debates sobre os resultados provenientes da execução da Gincana JMJ pelos diferentes grupos.

Segundo o Idealizador da Gincana JMJ e Gestor de Processos do Programa Nacional Caixa de Ferramenta, Irai Abimael Martins, “o objetivo principal é gerar unidade entre os jovens do mundo inteiro com ações sociais, evangelizadoras e educacionais, despertando ao senso crítico e resgatando os valores, de forma coletiva e concreta”.

“Os jovens católicos do Brasil e do Mundo estão prontos para mostrar o seu potencial em mudar a sociedade. A Gincana servirá como um marco para validar o protagonismo da juventude”, destaca Irai. O Idealizador da JMJ acrescenta, ainda, que “entre os diversos resultados esperados com a Gincana JMJ, podemos dizer que estas atividades poderão fomentar as ações de diversas pastorais, em particular, da Juventude, Familiar, Educacional e Social; despertar a juventude para os cuidados que devem ter com a prevenção ao uso de drogas e como as famílias devem lidar com este momento que a sociedade vive, além depossibilitar a interação entre jovens, pais, Igreja e sociedade, utilizando-se dos meios de comunicação e das novas linguagens juvenis”.

Resultados da Gincana JMJ e premiações  

Todos os participantes da Gincana JMJ que cumprirem as tarefas apresentadas na primeira etapa, de 23 a 28 de julho, concorrerão a pacotes de viagem para a próxima Jornada Mundial da Juventude, anunciada pelo Papa Francisco no Rio de Janeiro.

Nesta primeira etapa serão sorteados dois prêmios entre todos aqueles que participarem e cumprirem as atividades propostas pela Gincana JMJ:

  • Todos os participantes que cumprirem as tarefas propostas pela Gincana, de acordo com o regulamento disponibilizado no site www.gincanajmj.com.br, participam do **sorteio de um Kit Peregrino com passagens aéreas de ida e volta para a próxima Jornada Mundial da Juventude.
  • Todos os participantes que cumprirem a prova dos amigos, que consiste em atingir o número mínimo de 200 amigos em seu perfil dentro do aplicativo do PAX4U participam do **sorteio de um segundo Kit Peregrino, com passagens aéreas para a próxima Jornada Mundial da Juventude.

** os sorteios serão realizados no dia 28 de julho de 2013 às 16h. As provas deverão ser cumpridas até dia 28 de julho de 2013 às 12h.

Para participar da Gincana JMJ, os interessados devem baixar o aplicativo PAX4U em seu celular, tablet ou notebook e seguir as instruções. As tarefas da Gincana JMJ também podem ser acessadas através do endereço www.pax4u.com.br/gincanajmj de qualquer computador. A Gincana dispõe ainda de um site que possui todas as informações necessárias e regulamento, além de ser um canal direto de interação e comunicação com os integrantes da Gincana. O endereço é www.gincanajmj.com.br.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email