GENFEST: Além de todas as barreiras

GENFEST: Além de todas as barreiras

Genfest Budapest, 2012. Foto: Soós Lajos

Foi dado início à contagem regressiva. Milhares de jovens de todas as latitudes se encontrarão de 6 a 8 de julho de 2018 em Manila (Filipinas) e em várias regiões do mundo, inclusive no Brasil, movidos por um projeto: construir um mundo unido e solidário.

Um projeto que já é experiência de vida e ação social, um convite a construir pontes de fraternidade e contribuir para fazer desmoronar as barreiras da indiferença, dos preconceitos, do egoísmo.

O que é o GENFEST?

Nascido em 1973 de uma ideia de Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, o Genfest é um encontro de jovens provenientes de todas as latitudes. A de Manila, será a 11ª edição. O Genfest se afirmou no tempo como um grande festival de ideias, pensamentos e iniciativas que inspiraram milhares de jovens de culturas, etnias e religiões diferentes a mudar e orientar a própria vida na direção dos ideais da fraternidade e do mundo unido.

BEYOND ALL BORDERS (para além de toda fronteira), título da próxima edição, quer salientar as fronteiras a serem superadas, em nível pessoal e social, para construir um mundo mais unido e feliz, para respirar, amar, trabalhar e viver com um olhar aberto e inclusivo. Diversas as manifestações artísticas e musicais, os fóruns, os momentos de exposição previstos.

O logotipo do Genfest 2018 pode ser sintetizado numa palavra: essencialidade. “Less is more”, menos é melhor. Num mundo em que a comunicação e a informação são superabundantes e excessivas, a mensagem de Manila será marcada pela simplicidade e pela potência que cada palavra pode levar ao mundo. Por este motivo o logotipo do Genfest é feito somente de letras e uma simples linha sob o título. Um sinal essencial que lembra para ir além, ultrapassando as fronteiras, para salientar a única coisa que vale na vida: ir na direção de todos para chegar juntos a realizar a fraternidade universal.

 

GENFEST no Brasil

Jovens de todo o Brasil se preparam para os eventos nacionais do Genfest. Serão ao menos 7 cidades que realizarão eventos, em proporções menores, mas com o mesmo desejo de mundo unido do evento internacional que acontecerá em Manila, nas Filipinas, nos dias 6 a 8 de julho. Juntos para construir um mundo mais unido e feliz, para respirar, amar, trabalhar e viver com um olhar aberto e inclusivo. Seja em Manila, seja no Brasil, os Jovens por um Mundo Unido estão se preparando com apresentações artísticas, testemunhos, ações sociais, etc.

As inscrições para os encontros regionais estarão abertas até o dia 24 de junho! Para saber mais, acesse a página oficial do Jovens Por um Mundo Unido – Brasil 

Por Valesca Montenegro, com informações da Equipe de Comunicação Jovem do Movimento dos Focolares

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email