Fórum Shalom debate ‘A alegria do Evangelho’

Publicado em 17 de abril de 2015 Por Seja o primeiro a comentar!

A evangelização e a alegria de proclamar o Evangelho serão os principais assuntos tratados durante o Fórum Shalom 2015. O evento terá como palestrantes os arcebispos de Granada (Espanha), Dom Javier Martínez; de Salvador (Bahia), Dom Murilo Krieger e de Fortaleza (Ceará), Dom José Antonio Tosi. O fundador e a co-fundadora da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo e Emmir Nogueira, trarão testemunhos de evangelização na prática de missionários. O evento acontecerá de 1° a 3 de maio no Centro de Eventos do Ceará.

“O evento é para todos os que queiram entrar nesse movimento evangelizador, especialmente aqueles que querem exercer um protagonismo maior na evangelização, querem testemunhar com sua vida e seu engajamento na Igreja o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo”, destacou a assistente apostólica da Comunidade e responsável pelas ações de evangelização da Comunidade, Gabriella Dias.

Durante as palestras magnas da manhã, será debatida a encíclica do papa Francisco “Evangelii Gaudium – A alegria do Evangelho”. Gabriella Dias explicou que o tema foi escolhido como uma resposta ao apelo do Papa Francisco de evangelizar com alegria: “o Papa escreveu a Evangelii Gaudium e pediu à Igreja e à Comunidade, em um encontro com o Moysés, que trouxesse no coração a alegria do Evangelho”.

O Fórum terá início às 8h com o acolhimento, um momento de celebração e as palestras magnas proferidas pelos bispos. Dom José Antonio abrirá as palestras no dia 1° de maio; Dom Javier Martínez será o palestrante do dia 2; e, Dom Murilo Krieger, estará no dia 3. Além disso, o evento contará com a participação de Moysés Azevedo e Emmir Nogueira.

De acordo com Gabriella Dias, o tema traz uma sabedoria de Deus para a Igreja. “A Evangelii Gaudium é a grande sabedoria de Deus para a Igreja e para os homens desse tempo. Um tema central é a misericórdia. São João Paulo II dizia que o homem de hoje será evangelizado pela misericórdia”, destacou. Também haverá sacerdotes disponíveis para o sacramento da reconciliação.

Workshops

A programação da tarde é composta por nove workshops: serão três a cada tarde. Depois da explanação, haverá uma oficina prática sobre o tema. “É uma oportunidade de ouvir sobre o tema e aplicá-lo de forma prática”, explicou. Cada workshop terá um livro de apoio que o participante poderá adquirir para participar melhor e aprofundar o assunto depois. A programação se encerra com a Santa Missa celebrada pelo arcebispo pregador.

No dia primeiro de maio os temas serão “Combate Espiritual” com padre João Wilkes, “Oração e uso de carismas” com padre Antonio Furtado e “Vida de Oração” com Emmir Nogueira. O segundo dia da programação trará os workshops “Pescadores de Homens”, que tratará da evangelização pessoa a pessoa com Gabriella Dias. O padre Sílvio Scopel falará sobre “Acompanhamento Pessoal” e Wilde Fábio sobre “Evangelização através das artes”.

No dia 3 de maio, padre João Wilkes tratará de “Evangelização dos Jovens”; João Edson e Gorette Queiroz falarão sobre “Evangelização das Famílias”. “Evangelização dos Pobres” é o tema do workshop ministrado por João Bala.

Com informações de Teresa Fernandes

/tags

/leia mais

/deixe seu comentário

/redes-sociais

/siga nossas redes sociais