Fortaleza: cresce número de seminaristas da “Geração JMJ”

Publicado em 25 de janeiro de 2016 Por Seja o primeiro a comentar!

 

Vinte e cinco novos aspirantes ao sacerdócio. O número é bom e a Arquidiocese de Fortaleza comemora. Pelo segundo ano consecutivo o Seminário Propedêutico está com sua capacidade máxima de acolhimento. Chama a atenção o fato de que muito destes novos seminaristas tiveram seu despertar vocacional através de uma Jornada Mundial da Juventude (JMJ), encontro internacional dos jovens com o Papa que ocorre a cada três anos. Eles são frutos da era que se convencionou chamar na Igreja de “Geração JMJ”.
d8669280-6ea5-4872-8ed6-7fbe7f2701c1
Eder Lopes tinha 23 anos quando sentiu o forte chamado de Deus. “Foi por ocasião do Bote Fé (evento preparatório da JMJ Rio2013). Quando carreguei a Cruz senti uma força muita grande que me impulsionava à confissão, coisa que o fiz ainda na madrugada daquela vigília. Enquanto adorava Jesus Eucarístico senti que Ele me chamava a coisas grandes e novas, mas naquele momento não queria e não compreendia”, relata o jovem.

3fc3ce61-f403-4a48-9500-5a25d8767137Eder buscou a ajuda de um padre que o recomendou rezar. “Foi quando cheguei no Rio de Janeiro, durante a JMJ, que entendi para que Deus me chamava: ao sacerdócio”. “Também ver aquele senhor velhinho atrair tantos jovens me fascinou ainda mais”, conta o novo seminarista que em 2015 resolveu reacender a chama que o havia inflamado em 2012.

Vinicius Ferreira,20, não teve como ir para o evento no Rio de Janeiro, mas trabalhou na Semana Missionária, evento que antecedeu a JMJ ocorrido em cada diocese brasileira, e viu toda a JMJ pela TV. “Ali senti que Deus me chamava a algo, não sabia ainda a quê”, testemunha o jovem que dois anos depois decidiu entrar no vocacional da Arquidiocese para discernir sua vocação. Hoje Vinicius tem vinte anos, abriu mão do trabalho para trilhar um caminho rumo ao sacerdócio.

Estes dois jovens juntam-se aos demais na Turma de seminaristas do Jubileu da Misericórdia, cuja missa de abertura será presidida pelo arcebispo de Fortaleza, Dom José Aparecido Tosi Marques, nesta segunda-feira, dia 25, às 19h, no Seminário Propedêutico, localizado no bairro Henrique Jorge.

Por Vanderlúcio Souza

/tags

/leia mais

/deixe seu comentário

/redes-sociais

/siga nossas redes sociais