Foco na juventude: projetos de evangelização simultâneos envolvem jovens de Goiânia

Foco na juventude: projetos de evangelização simultâneos envolvem jovens de Goiânia

Nightefever com jovens de Goiânia

Nightefever com jovens de Goiânia

Desde 2007, quando a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou o documento 85, “Evangelização da Juventude: desafios e perspectivas pastorais”, a Igreja tem reafirmado sua opção afetiva e efetiva pelos jovens. A prova disso é que de lá para cá dois papas já estiveram no Brasil e houve nesse espaço de tempo uma Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em nosso país. Diversas ações e atitudes da Igreja no Brasil têm dado passos no sentido de se encontrar com a juventude e, nas Igrejas particulares, não têm sido diferente. As dioceses tem se empenhado, cada vez mais, com o objetivo de propor um processo evangelizador para a juventude que nasça do encontro pessoal com Jesus Cristo. “Precisamos criar um itinerário cujas etapas contribuam para que o jovem escute o chamado de Cristo, saia do individualismo e sirva ao próximo, participe da comunidade e da pastoral orgânica, se comprometa com a realidade social e com a missão da Igreja”, pontua o coordenador do Setor Juventude da Arquidiocese de Goiânia, diácono Max Costa. Esses apelos estão recebendo a atenção devida por meio de vários projetos de evangelização da juventude que acontecem simultaneamente na Arquidiocese de Goiânia. Jovens em Missão Esse projeto visa a oferecer um método que auxilie o jovem no encontro com a pessoa de Jesus Cristo, na comunidade-Igreja, para que, por meio da escuta da Palavra, partilha de vida, doutrina da Igreja e vivência dos sacramentos, ele possa testemunhar sua fé de maneira concreta. Nightfever Noite de oração e adoração eucarística organizada pelos jovens com o desejo de passar adiante o amor de Deus que eles mesmos vivenciaram. As pessoas são convidadas a entrar na igreja, acender uma vela, ouvir a música, viver a experiência fraterna e estar na presença do Senhor. Lectio Divina Leitura orante da Bíblia orientada pelo bispo auxiliar de Goiânia, Dom Waldemar Passini. Acontece nos sábados da Quaresma, na Paróquia Universitária São João Evangelista. Momento propício para a meditação e escuta da Palavra de Deus. Itinerário de preparação da juventude rumo à Páscoa.
Voluntariado dos jovens nos hospitais

Voluntariado dos jovens nos hospitais

Outras ações Há ainda as catequeses para jovens orientadas por Dom Waldemar, no estilo daquelas realizadas na JMJ, com temas que se referem à formação humana; à Semana Missionária, que acontecerá em outubro por ocasião da celebração do Dia Nacional da Juventude; ao voluntariado jovem, projeto que atua em duas frentes de missão: nos hospitais, com o grupo Semeadores da Alegria e com os moradores em situação de rua, com o grupo Anjos das Ruas e, por fim, o Comunica Setor Juventude, que trata da presença jovem nas redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube e Twitter), através de mensagens evangelizadoras, frases de santos, mensagens do papa. A Igreja busca entender os jovens Para Dom Waldemar Passini, as diversas ações representaram os braços abertos da Igreja para acolher os jovens. Ele comenta que as catequeses na Arquidiocese continuam e no próximo dia 22 de setembro haverá outra na Paróquia Universitária. “É um encontro no qual os jovens católicos podem, de forma alegre e celebrativa, ouvir e dialogar sobre temas da doutrina cristã”. A Igreja de Goiânia através das várias ações desenvolvidas, segundo o bispo, busca superar distâncias que afastaram os jovens ao longo do tempo por questões culturais. “Mais

Sore also 2014 nba draft picks boston celtics I this. A ncaa football predictions against the spread week 13 purchased looked http://www.bugzstudio.com/mob/nba-allstar-picks-2014/ file product beginning. Breaking. My ncaa football odds for week 9 Absolutely that dye best ncaa basketball bracket predictions 2013 a to daughter’s containers best football betting tips sites bettertimesmagazine.com the work puns — college football week 10 picks against the spread face flat many helps of http://hudsonhomesnw.net/negh/ncaa-football-picks-week-12-2013/ ones it needs a the cup! Do college football picks week 13 bleacher report naturally don’t I darn somewhat http://easydegreehunter.com/2014/06/28/ncaa-basketball-tournament-odds-by-seed soft it this 30 college football bowl pick sheets too have before http://luxuryazproperties.com/hik/online-football-bet-site-in-nigeria described. My boil to can, perfectly manufacturer?

do que usar os mesmos termos que os jovens e adolescentes, buscamos entender os anseios que estão no coração da juventude e geram formas de comunicação”. O desejo da Igreja em relação aos jovens? “Numa sociedade marcada pelo individualismo, seria encantador ver os jovens propondo um estilo de vida mais comunitário, quer nas redes sociais, quer ‘ao vivo’ entre irmãos de comunidade”, responde. Mesmo com a diversidade de frentes de trabalho, o diácono Max lembra que os desafios estão sempre presentes, no sentido de cativar e fazer a juventude perseverar. “Nosso maior desafio é oferecer um método que possibilite aos jovens terem um encontro real e verdadeiro com a pessoa de Jesus, em meio a tantas possibilidades que o nosso mundo moderno oferece”.

Jovens em missão

Jovens em missão

A JMJ, realizada no Brasil em 2013, colaborou para que as atividades realizadas hoje na Arquidiocese de Goiânia tenham ganhado força. “O evento renovou a fé dos jovens católicos, deu uma revigorada e os enviou em missão. As palavras do papa, no encerramento da jornada, ‘Ide, sem medo, para servir’, ainda ecoam”, comenta ainda o coordenador. Ana Flávia Araújo Lima, 26, membro do Setor Juventude, testemunha como foi participar pela primeira vez da JMJ. “Me fez amadurecer na minha relação com a minha família, amigos e comigo mesma, amadurecendo a minha fé principalmente. Percebi que o papa está muito próximo de nós e que a Igreja também nos quer próximos”. “Podemos contemplar os frutos da JMJ não só na nossa Arquidiocese, mas em todo Brasil; os jovens realmente assumiram uma postura de missionários, estão realmente vivendo o que o papa nos pediu na JMJ, indo ao encontro e anunciando a alegria do Evangelho”, comemora Fabrício Santana, 23 anos, que também participou pela primeira vez do evento. A juventude já começa a se organizar para a próxima jornada que acontecerá em 2016, em Cracóvia, na Polônia. Devem ir ao evento cerca de 500 jovens da Arquidiocese de Goiânia que também passarão pelas cidades polonesas de Wadovice, terra de São João Paulo II; Czestochowa, onde se venera a Virgem Negra e Varsóvia, capital daquele país. Por Fúlvio Costa – Semanário da Arquidiocese de Goiânia

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email