Fincando o pé e fazendo história – 30 anos de organização da PJ no Maranhão

Fincando o pé e fazendo história – 30 anos de organização da PJ no Maranhão

Painel dos 30 anos da PJ no Maranhão

Painel dos 30 anos da PJ no Maranhão

Em 2015, a Pastoral da Juventude do Maranhão celebra 30 anos de organização no estado. O projeto Fincando o pé e fazendo história – 30 anos de organização da PJ no Maranhão foi vivido durante todo o ano nas 12 dioceses do regional para celebrar os 30 anos de caminhada da PJ no estado. A celebração culminou com a festa na cidade de Pindaré-Mirim na diocese de Viana, que foi sede da 1ª romaria, 1ª assembleia e 1º encontro estadual de grupo de base, um local bem significativo para fazer memória da caminhada dessa juventude.

Durante o dia aconteceu o seminário sobre a história da PJ, a caminhada e a celebração da Santa Missa na Igreja de São Pedro Apóstolo. Ainda na programação houve o 2º encontro de veteranos da PJ regional, atividade que reuniu militantes pjoteiros que iniciaram a organização no estado. Todos trouxeram ricas lembranças e partilharam histórias, risos, lágrimas e abraços. Todo o evento contou com a presença de mais de 2.000 jovens.

O projeto ainda propõe para o próximo ano o lançamento de dois livros, um contando a história de 30 grupos de base e um contando toda a caminhada da PJ no estado do Maranhão, desde as primeiras articulações até os dias atuais, com intuito de resgatar nomes, rostos, atividades e documentos. Ainda serão feitos um CD com 30 músicas de autoria de pjoteiros maranhenses e um documentário.

Parabéns a PJ do Maranhão! Hoje, estima-se que há mais de 600 grupos de jovens pelo estado e todas as dioceses estão articuladas com coordenação e assessorias da PJ.

Por Marlon Barros Cardoso, Secretário Regional da PJ – NE 5

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email