Fim de semana foi de encontro de comunicadores e articuladores no RS

Fim de semana foi de encontro de comunicadores e articuladores no RS

eai

As especificidades das funções de articulador e comunicador no Setor Juventude foram tema de encontro realizado nos dias 6 e 7 de agosto no Centro Mariápolis, em São Leopoldo. Representantes de dez dioceses do Rio Grande do Sul se reuniram para avaliar a caminhada e qualificar os processos de cada função.

No sábado pela manhã (6), a proposta era fazer o mapa da empatia olhando a realidade de cada diocese onde os jovens estão inseridos. À tarde, os participantes foram divididos em grupos de articuladores e comunicadores. Houve ações práticas para traçar o perfil do articulador e para melhorar a produção de conteúdo para os canais de comunicação do Eaí Tchê a partir da temática do Cuidado com a Vida. A via-sacra da misericórdia encerrou as atividades do dia.

O papel do articulador e do comunicador bem como os encaminhamentos para este semestre no que diz respeito à implementação do plano bienal foram os assuntos do domingo (07). A reunião terminou por volta do meio-dia com o desafio proposto pelo Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude: sair da zona de conforto do sofá, calçar os sapatos e cumprir a missão de evangelizar.

Para a articuladora de Bagé, Lorena Freire, o encontro foi fundamental para motivar a atuação na diocese, já que o Setor Juventude por lá foi reativado em junho deste ano, após o encontro de multiplicadores que ocorreu na cidade. “Interagir com jovens de outras dioceses, trocar informações e experiências é muito importante para que possamos dar continuidade ao nosso trabalho. Agora é multiplicar o que foi visto aqui com os demais integrantes do setor”, destaca Lorena.

Já o comunicador do Setor Juventude da Arquidiocese de Porto Alegre, Lucas Domingues, afirma que a formação alcançou o objetivo esperado por ele. “As decisões tomadas aqui vão render bons frutos para este semestre e para o início do ano no processo de evangelização da juventude do Rio Grande do Sul”, resume.

Por Emilin Grings

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email