Filme “Homens e Deuses” estreia nos cinemas

Publicado em 15 de abril de 2011 Por Seja o primeiro a comentar!

poster_homens_e_deuses

Com o título original “Des hommes et des dieux”, o longa-metragem premiado no Festival de Cannes já conquistou mais de três milhões de espectadores, atraindo, principalmente, os jovens. No Brasil, ele estreia nas telonas nessa sexta-feira (15).

Baseado numa história real, o enredo do filme Os Homens e os Deuses se passa nos anos 90, no auge da guerra civil na Argélia. Oito monges franceses viviam para ajudar a população, dando consultas e oferecendo medicamentos. Um grupo fundamentalista islâmico começa uma onda de massacres pelo território argelino, e os monges, que viviam pacificamente com a comunidade local, tem a opção de voltar à França. No entanto, preferem viver o sofrimento e o martírio para continuar ajudando a população.

O filme mostra homens frágeis, que também têm medo, mas que acredita muito mais no chamado de Deus, verdadeiro motivo da salvação de suas almas. Com a inspiração divina, se tornam muito mais fortes e capazes de lutar pela paz.

Ao longo de todo o filme, se vê a força do prior do mosteiro, que, apesar de sua fraqueza humana, reforça em cada um de seus irmãos a coragem para o sacrifício.

Pré-estréia em São Paulo

Em São Paulo, houve a pré-estreia do filme, em que estavam presentes o diretor da distribuidora Imovision, Jean Thomas Bernardini, a diretora do Reserva Cultural e Dom Orani Tempesta, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura, Educação e Comunicação Social da Arquidiocese de São Paulo, entre outros. Além deles, o monge trapista Bernardo Bonowitz, da abadia Nossa Senhora do Novo Mundo, em Campo do Tenente (Paraná), prestigiou o evento juntamente com Dom Luis Alberto, da Abadia Nossa Senhora de Hardehausen, em Itatinga (São Paulo), e Dom Matthias Tolentino Braga, do Mosteiro de São Bento de São Paulo.

Para Dom Bernardo, “assistir à adaptação para o cinema e a história desses monges, que tinham apenas Jesus e o Evangelho no meio deles, é uma grande aventura espiritual e humana. Com certeza  o filme será uma mensagem de paz entre cristãos e muçulmanos”.

Assista ao trailer do filme:

 

Por Felipe Rodrigues

/tags

/leia mais

/deixe seu comentário

/redes-sociais

/siga nossas redes sociais