Festival da Juventude Salesiana mobiliza mais de 1000 jovens de todo nordeste

Festival da Juventude Salesiana mobiliza mais de 1000 jovens de todo nordeste

redzDSC_0334

Na programação, festival de Coreografias, Teatro, Música, Celebrações Eucarísticas e Adoração

Neste final de semana, de 14 a 16 de novembro, mais de 1000 jovens de todo nordeste estiveram em Recife para vivenciar o Festival da Juventude Salesiana. O evento, que é organizado pelo Articulação da Juventude Salesiana do nordeste e pela Pastoral Juvenil da Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil, acontece já há 19 anos consecutivos e é um momento de reunião e partilha de jovens participantes de grupos juvenis diversos, não apenas de escolas salesianas, mas também de obras sociais e paróquias.

Este ano, o encontro se integrou às comemorações do Bicentenário de nascimento de Dom Bosco, santo fundador da congregação salesiana e considerado pai e mestre da juventude. Em todo mundo, desde 16 de agosto deste ano, por ocasião do 199°aniversário de seu fundador foi aberto oficialmente o ano bicentenário.

As 37 delegações inscritas começaram a chegar a partir das 17h da sexta-feira (14) ao Colégio Salesiano Sagrado Coração, sede do evento e casa que acolhe por quase três dias os participantes.

Na noite de abertura, uma linda apresentação foi trazendo a história da presença salesiana nos 5 continentes e como o carisma de Dom Bosco se espalhou e hore faz parte de realidades culturais tão distintas. O Inspetor Salesiano, Pe. Diego Vanzetta, que também presidiu a celebração eucaristica da manhã do dia seguinte, deu sua palavra de Boas-vindas.

Já no sábado, além da missa, Momento no teatro teve como destaque o musical sobre Dom Bosco e posterior o trabalho em grupo por delegações, onde cada uma deixou registrada sua mensagem sobre Dom Bosco e que eles teriam a dizer a ele. Depois de prontos os tecidos serão recolhidos, costurados um no outro e entregues ao atual Reitor-Mor Angel Fernandez em agosto de 2015, na festa do Movimento Juvenil Salesiano (como é chamada a AJS no mundo) em Turim, na Italia. À tarde foi a vez do Festival de Coreografias e à noite o de teatro, com lindas apresentações feitas pelos jovens. A noite foi concluída com uma linda adoração ao Santíssimo Sacramento, um dos momentos mais bonitos do evento.

No domingo foi realizada a celebração Eucarística de encerramento, presidida pelo Padre Laércio Lima, salesiano que foi missionário no Japão por um ano e meio. Aqui também se entrega o Premio da Rifa, que é organizada pela Pastoral Juvenil com intuito de ajudar os participantes. Também cada delegação leva sua lembrança de participação, que este ano foi um busto de Dom Bosco. As bandas musicais também tem oportunidade de se apresentar e animar os participantes, já em clima de despedida. Ao meio dia, foi dada a benção de Nossa Senhora Auxiliadora e encerrado oficialmente o encontro.

A cobertura de todo evento, com reportagens de cada momento, foi feita pelos próprios jovens, especialmente os ligados a Articulação da Juventude Salesiana de Fortaleza e de Natal/ Gramoré. É possível consultá-las no Blog da AJS Nordeste (www.ajsnordeste.blogspot.com) e nas Fan Pages do Facebook da Inspetoria Salesiana do Nordeste (http://www.facebook.com/sdbbre) , da AJS Nordeste (https://www.facebook.com/ajs.nordeste) e da Equipe Suporte de Comunicação (https://www.facebook.com/equipe.suporteESC).

 Por: Jakeline Lira

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email