Evento quer difundir pontos de paz em São Paulo

Publicado em 13 de maio de 2014 Por Seja o primeiro a comentar!

paz

Iniciativa do Arsenal da Esperança, casa que acolhe 1.200 homens todos os dias, promove a paz em diversos pontos de São Paulo

Durante a 52ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi aprovada, por unanimidade, a realização do Ano da Paz. Ele terá início no primeiro domingo do Advento (30 de novembro de 2014) e vai até o Natal de 2015.
Desde já, existem iniciativas pela Paz que ecoam pela cidade de São Paulo, como sinos que anunciam a Boa-Nova!

Por ocasião do cinquentenário do SERMIG (Servizio Missionario Giovani), o Arsenal da Esperança propõe a iniciativa denominada “50 Ponto de Paz ” dirigida a toda a cidade de São Paulo e a todo o Brasil. É um apelo de paz e de reconciliação para uma sociedade marcada por um clima de insatisfação e de tensão crescentes, em todos os setores. O objetivo da iniciativa é fortalecer e ampliar a rede de pessoas, grupos e organizações que já se empenham no desenvolvimento de ações de PAZ, justiça e solidariedade.

Em 18 anos, em São Paulo, o SERMIG – Fraternidade da Esperança transformou a antiga Hospedaria dos Imigrantes, abandonada e deteriorada, em um Arsenal de esperança, que gerou e doou frutos bons para a cidade e que continua a ser um Ponto de Paz  para os mais necessitados e para todos os que buscam o sentido de sua vida.

As celebrações para os 50 anos de SERMIG – que está na base de toda essa caminhada – são a oportunidade para pedir aos jovens e a todas as pessoas de boa vontade que se deixem envolver nessa história, tornando seus grupos, suas escolas, suas paróquias e comunidades um Ponto de Paz para si e para os outros, sinal daquela esperança séria, não demagógica, de que há tanta necessidade.

Ao longo destes 50 anos, o Sermig realizou 2.900 projetos de desenvolvimento em 100 países e promoveu 77 ações de paz em muitos lugares do mundo onde a guerra e a miséria ofenderam o homem. Nos três Arsenais – da Itália, do Brasil e da Jordânia – ofereceram, entre outros serviços, 13 milhões de noites de hospitalidade e mais de 20 milhões de refeições. Não fizeram isso sozinhos, mas graças a Deus e à colaboração de todos aqueles – pessoas e instituições – que os ajudaram.

Para celebrar essa história, na semana do dia 24 de maio (a partir do dia 19) acontecerá o 50 Ponto de Paz . Em um tempo em que a violência corre solta pelas ruas e em que o Brasil está precisando de uma pacificação dos corações, precisamos de mais pessoas comprometidas a reinventar a paz. A intenção é que famílias ou grupos participem dessa iniciativa, promovendo uma ação de paz, justiça e solidariedade ou simplesmente distribuindo o panfleto – com o tema “prontos para reinventar a paz” – que será disponibilizado pelo Arsenal da Esperança. Sabe-se que muito daquilo que é feito já é um gesto de paz, e por isso mesmo o Sermig conta com a sua participação. Só se pode reinventar a paz se estivermos unidos!

Mais informações no site www.sermig.org.br e http://www.sermig.org/br/50-pontos-de-paz

 

Por: Valesca Montenegro

/tags

/leia mais

/deixe seu comentário

/redes-sociais

/siga nossas redes sociais