Evento quer difundir pontos de paz em São Paulo

Evento quer difundir pontos de paz em São Paulo

paz

Iniciativa do Arsenal da Esperança, casa que acolhe 1.200 homens todos os dias, promove a paz em diversos pontos de São Paulo

Durante a 52ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi aprovada, por unanimidade, a realização do Ano da Paz. Ele terá início no primeiro domingo do Advento (30 de novembro de 2014) e vai até o Natal de 2015.
Desde já, existem iniciativas pela Paz que ecoam pela cidade de São Paulo, como sinos que anunciam a Boa-Nova!

Por ocasião do cinquentenário do SERMIG (Servizio Missionario Giovani), o Arsenal da Esperança propõe a iniciativa denominada “50 Ponto de Paz ” dirigida a toda a cidade de São Paulo e a todo o Brasil. É um apelo de paz e de reconciliação para uma sociedade marcada por um clima de insatisfação e de tensão crescentes, em todos os setores. O objetivo da iniciativa é fortalecer e ampliar a rede de pessoas, grupos e organizações que já se empenham no desenvolvimento de ações de PAZ, justiça e solidariedade.

Em 18 anos, em São Paulo, o SERMIG – Fraternidade da Esperança transformou a antiga Hospedaria dos Imigrantes, abandonada e deteriorada, em um Arsenal de esperança, que gerou e doou frutos bons para a cidade e que continua a ser um Ponto de Paz  para os mais necessitados e para todos os que buscam o sentido de sua vida.

As celebrações para os 50 anos de SERMIG – que está na base de toda essa caminhada – são a oportunidade para pedir aos jovens e a todas as pessoas de boa vontade que se deixem envolver nessa história, tornando seus grupos, suas escolas, suas paróquias e comunidades um Ponto de Paz para si e para os outros, sinal daquela esperança séria, não demagógica, de que há tanta necessidade.

Ao longo destes 50 anos, o Sermig realizou 2.900 projetos de desenvolvimento em 100 países e promoveu 77 ações de paz em muitos lugares do mundo onde a guerra e a miséria ofenderam o homem. Nos três Arsenais – da Itália, do Brasil e da Jordânia – ofereceram, entre outros serviços, 13 milhões de noites de hospitalidade e mais de 20 milhões de refeições. Não fizeram isso sozinhos, mas graças a Deus e à colaboração de todos aqueles – pessoas e instituições – que os ajudaram.

Para celebrar essa história, na semana do dia 24 de maio (a partir do dia 19) acontecerá o 50 Ponto de Paz . Em um tempo em que a violência corre solta pelas ruas e em que o Brasil está precisando de uma pacificação dos corações, precisamos de mais pessoas comprometidas a reinventar a paz. A intenção é que famílias ou grupos participem dessa iniciativa, promovendo uma ação de paz, justiça e solidariedade ou simplesmente distribuindo o panfleto – com o tema “prontos para reinventar a paz” – que será disponibilizado pelo Arsenal da Esperança. Sabe-se que muito daquilo que é feito já é um gesto de paz, e por isso mesmo o Sermig conta com a sua participação. Só se pode reinventar a paz se estivermos unidos!

Mais informações no site www.sermig.org.br e http://www.sermig.org/br/50-pontos-de-paz

 

Por: Valesca Montenegro

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email