Evangelização e cidadania fazem parte do desafio Rota 300 na Diocese de Guarapuava (PR)

Evangelização e cidadania fazem parte do desafio Rota 300 na Diocese de Guarapuava (PR)

Em comunhão com as celebrações do Ano Nacional Mariano, a equipe da Pastoral Juvenil da Diocese de Guarapuava (PR) lançou o “Desafio Rota 300”, com o objetivo de desafiar e formar as lideranças juvenis propondo uma forma mais dinâmica de evangelização em que os participantes tenham um conhecimento da Igreja através do estudo dos documentos.

Na diocese de Guarapuava, o Desafio Rota 300 visa à elaboração e o planejamento de projetos que contemplem os três eixos trabalhados em nível nacional, mas com variações regionais, que falem a linguagem das pessoas e desperte nos jovens formas diferentes de evangelização. Além disso, os trabalhos são desenvolvidos com base nas dimensões: Eclesial, Missionária, Social e de Cidadania, sempre inspirados nos Documentos da Igreja. Na Dimensão Eclesial, há espaço para estudos e conhecimentos sobre a Igreja e documentos que organizam a evangelização da juventude. Na Missionária, são trabalhados temas como Igreja em Saída, atividades entre os jovens das paróquias e da Diocese. Já a Dimensão Social é contemplada com cursos de preparação pré-vestibular, cursos para primeiro emprego, além de entrevistas de trabalho. A Dimensão da Cidadania procura envolver, através dos trabalhos, a participação do jovem nas políticas públicas e conselhos paritários onde estes, poderão ser luz e participação nas esferas municipal, estadual e federal.

O Desafio Rota 300 na Diocese de Guarapuava teve início em outubro de 2016, com as visitas às 47 paróquias que a compõem. Na ocasião, uma equipe de coordenação do projeto conversou com as diversas lideranças das paróquias e explicou sobre os trabalhos que deveriam ser desenvolvidos.

Em seguida, foram realizadas as inscrições para participar do Desafio e cada grupo elegeu um responsável em sua paróquia. A primeira prova foi lançada no Dia Nacional da Juventude (DNJ), em 27 de novembro de 2016, a partir daquele momento, mensalmente, a coordenação lança um novo desafio com tarefas a serem cumpridas, numa espécie de gincana de conhecimento. E as provas e os resultados são divulgados nas redes sociais da Pastoral Juvenil da Diocese.

Atualmente, os grupos finalizam a terceira prova do desafio que se realizou durante o mês de fevereiro, e como eixo norteador desta etapa está a Campanha da Fraternidade (CF 2017) e os trabalhos devem ser elaborados com o objetivo de serem colocados em prática nas paróquias e comunidades.

Você pode acompanhar pela página da Pastoral Juvenil no Facebook https://goo.gl/p1y48q

Informações e fotos: Daniela de Souza – Assessora da Pastoral Juvenil Diocese de Guarapuava

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email