Encontro formativo reúne coordenadores diocesanos da Infância e Adolescência Missionária, em São Paulo

Encontro formativo reúne coordenadores diocesanos da Infância e Adolescência Missionária, em São Paulo

Os coordenadores diocesanos da Infância e Adolescência Missionária (IAM) do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), estiveram reunidos neste final de semana, 15 a 17, no Centro Missionário São Paulo, no bairro da Lapa, em São Paulo (SP), por ocasião da realização do encontro de aprofundamento missionário.
O tema central – ‘A criança, a Igreja e a Missão’ -, foi assessorado pelo Secretário Nacional da Obra, padre André Luis de Negreiros. Ao apresentar os métodos e linguagem a serem utilizados na evangelização das crianças, o assessor alertou que “o sucesso da participação das crianças na Igreja depende de nosso envolvimento. Devemos realizar nossos encontros, ações, liturgias a partir do olhar das crianças e adolescentes e valorizar o que elas tem a nos oferecer”.
Padre André ainda enfatizou a necessidade dos assessores estarem em parceria com entidades que defendem os direitos das crianças e adolescentes, em especial os conselhos tutelares. “Nossa saudação é ‘de todas as crianças do mundo, sempre amigos’, será que, verdadeiramente, somos amigos de todas as crianças? Qualquer situação de abuso infantil deve ser denunciada. Se não fazemos nada, também nos tornamos responsáveis”, concluiu o sacerdote.
A programação ainda contou com a apresentação da Jornada Nacional da Infância e Adolescência Missionária. A quarta edição, que este ano será realizada no dia 29 de maio, terá como tema ‘IAM do Brasil à serviço da Missão na Europa’.
Padre André recordou que é uma orientação do Secretariado Internacional da Obra que cada país escolha uma data para celebrar o dia da Infância Missionária. “Este dia é reservado para celebrar a história e carisma da IAM. No Brasil, a jornada é celebrada com três momentos significativos: a consagração, com a entrega dos lenços; a coroação de Nossa Senhora; e a oferta dos cofrinhos missionários, que devem ser encaminhados às Pontifícias Obras Missionárias até o fim do mês de julho”.
Além de momentos formativos, os 30 participantes, representantes de 20 (Arqui) Dioceses, puderam partilhar suas experiências e planejar as atividades da Obra no regional.
Por Rodrigo A. Piatezzi –  Infância e Adolescência Missionária
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email