Encontro Diocesano reúne Coordenadores de Grupos de Jovens na Diocese de Guaxupé

Encontro Diocesano reúne Coordenadores de Grupos de Jovens na Diocese de Guaxupé

“Cristo vive: é Ele a nossa esperança e a mais bela juventude deste mundo! Tudo o que toca torna-se jovem, fica novo, enche-se de vida” (exortação apostólica Christus Vivit, 1).

 

Cerca de 150 jovens de várias cidades da Diocese de Guaxupé/MG reuniram-se no dia 30 de junho, no Encontro de Coordenadores de Grupos de Jovens. O encontro acontece há vários anos e busca ser um momento de fortalecimento das lideranças juvenis das diversas expressões e segmentos dos grupos da Diocese.

A jovem Beatriz Silva Ribeiro da Paróquia Nossa Senhora da Penha, de Passos/MG, participa do encontro há quatro anos. “É sempre um momento incrível que nos proporciona uma riqueza em trocas de experiências e nos motiva a seguir firmes na caminhada”, destaca.

O encontro, organizado pelo Setor Diocesano da Juventude, é composto por representantes de todos os setores e de algumas expressões juvenis. O tema do encontro foi: “Cristo vive e nos faz missionários corajosos”, buscando apresentar pistas de leitura da exortação apostólica pós-sinodal Christus Vivit, do Papa Francisco, bem como despertar nos coordenadores o ardor missionário, em preparação para a Missão Jovem que ocorrerá na diocese no mês de outubro.

Pela manhã, os jovens participaram de duas palestras. A jovem Andrea Aparecida Esteves, de Alfenas/MG, membro da Comunidade de Vida e Aliança Mariana Resgate, fez uma abordagem ampla da Exortação, destacando as três grandes verdades elencadas pelo Papa Francisco: Deus é amor, Cristo salva e Cristo Vive.

Sobre o documento, o jovem Luís Fernando Francisco, da Paróquia São Paulo Apóstolo, de Poços de Caldas/MG, afirmou: “Gostei muito da palestra da Andrea sobre a Christus Vivit, ela conseguiu despertar meu interesse pra estudar a exortação”.

A vivência dos jovens como missionários corajosos foi apresentada pelo padre Alexandre José Gonçalves, coordenador diocesano de Pastoral, que recordou aos jovens a necessidade de se estar enraizado em Jesus para viver a missão.

Para a jovem Beatriz, o jovem missionário deve ser verdadeiro seguidor de Cristo e honrar sua aliança com Ele. “O padre Alexandre veio nos lembrar do nosso compromisso enquanto batizados: levar o amor de Jesus a todos, usando a nossa fé que volta o nosso olhar a Cristo e nos faz enxergar a partir dos olhos dele”, ressaltou.

Além desses momentos, o encontro contou com dinâmicas, orações e articulação nos setores pastorais para os trabalhos no setor e do mês missionário. Com a proposta de experimentar o Cristo vivo na Palavra de Deus e na Eucaristia, os jovens também fizeram a oração da Lectio Divina (Leitura Orante) e participaram da Santa Missa.

O encontro transcorreu num espaço de harmonia e descontração segundo o jovem Luís Fernando. “Me sinto com o espírito renovado para poder pastorear melhor os jovens de minha paróquia. Só posso dizer que o encontro foi top!”, afirma.

Os coordenadores são chamados a multiplicar os conteúdos e as vivências nos seus próprios grupos, de modo que as diversas expressões e grupos caminhem em comunhão. O trabalho com a juventude na Diocese é pautado pelo terceiro projeto do Plano Diocesano da Ação Evangelizadora.

Os próximos meses serão de organização e realização da Missão Jovem, com o intuito de transformar em uma atividade permanente do Setor Diocesano da Juventude da Diocese.

 

Por: Padre Vinícius Pereira Silva – assessor do Setor Diocesano da Juventude / Fotos: Lázara Assunção.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email