Em Santa Catarina, coordenação regional da PJ realiza primeira reunião anual

Em Santa Catarina, coordenação regional da PJ realiza primeira reunião anual

PJSCDurante os dias 21 e 22 de fevereiro, aconteceu a primeira reunião da Coordenação Regional da Pastoral da Juventude em Santa Catarina, Regional Sul 4 da CNBB. A reunião, que aconteceu na cidade de Criciúma, marca o início das atividades da PJ em nível e organização estadual neste ano de 2015.

Alguns dos principais pontos de discussão se deram em torno da Pós-missão Jovem, que acontece em abril na cidade de Caçador, paróquia São Francisco de Assis; a avaliação do 11º Encontro Nacional da PJ (ENPJ); a organização e participação nas Conferências de Juventude que acontecem neste ano; bem como ainda a organização da Pastoral da Juventude no regional e em suas dez dioceses.

Outros momentos importantes nesta reunião foram também a presença da secretária nacional da PJ, Aline Ogliari, e a celebração com a comunidade da paróquia Santa Bárbara de Criciúma, presidida pelo seu pároco e vigário geral da diocese de Criciúma, Pe. Wilson Buss.

oficial-crpjsul4_fev14Além disso, o destaque e atenções se voltam de modo bastante especial para a 12ª Assembleia Regional da PJ (ARPJ), a ocorrer de 4 a 7 de junho, em Blumenau. Na ocasião foi apresentado o material que servirá de preparação e construção da Assembleia junto às coordenações e assessorias diocesanas da PJ. Do mesmo modo todos os grupos de jovens são convidados a vivenciar este momento de deliberação e de bonita vivência por meio do instrumental em Rodas de Conversa que ajudará também na preparação deste momento. O jovem William P. Rocha, da Diocese de Blumenau e membro da equipe que prepara a Assembleia, destaca que tem a “expectativa de que a ARPJ seja um momento de realmente pararmos a beira da fonte para ouvir e ver o quais as alegrias e desafios de nossos grupos de base. Que ao final dela consigamos propor ações que possam transformar a realidade e construir um mundo melhor”, fazendo memória ao texto de João 4, 5-26, que é a iluminação bíblica da Assembleia.

Para o secretário Regional da PJ, Uilian Dalpiaz, o espaço de organização da Coordenação Regional “é princípio fundamental da organização da Pastoral da Juventude, pois traz o trabalhar e construir junto às suas representações. Além disso, os momentos de oração, de construção de ideias e atividades fazem com que possamos caminhar junto tendo em vista o fortalecimento dos grupos de jovens em nosso estado no seguimento do Mestre”.

Jonathan Velho Burigo, representante da Coordenação pela Diocese de Criciúma destaca que o grupo vem amadurecendo nas decisões e no caminhar, tendo sequência e um bom debate e assim podendo também ajudar e voltar seu olhar para dioceses mais fragilizadas. Já o jovem Gabriel Souza, representante da Arquidiocese de Florianópolis e que participou do espaço pela primeira vez, diz que achou interessante a participação de todos. “Não é um espaço de disputas, apesar de ser um espaço de discussão”.

A coordenação regional da PJ volta a se reunir no mês de julho, na diocese de Chapecó, quando então dará os encaminhamentos dos trabalhos após a realização de sua Assembleia Regional.

 

Por: Uilian Dalpiaz, Secretário Regional da PJ – SC

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email