Ei, você já conhece o Descomplica?

Ei, você já conhece o Descomplica?

Longe de ser uma receita ou fórmula mágica, o Descomplica nasceu para descomplicar a vida de jovens líderes de outros jovens e de pastorais juvenis. O que começou com seis jovens de Joinville/SC reunidos, sonhando grandes coisas para a juventude da sua Diocese, ganhou forma e cor. O projeto ganhou vida!

O “Descomplica” é uma iniciativa do Setor Juventude da Diocese de Joinville/SC, que iniciou em 2015, ano em que começou o desenvolvimento e planejamento, e iniciada a criação do primeiro volume do material. Com a grande aceitação da proposta pelo Clero e o retorno positivo por parte dos jovens, o projeto se estendeu para o segundo e terceiro volumes, estendendo-se até 2018, e entrando no planejamento pastoral como formação permanente. Nesse tempo, muitos encontros de bate-papo foram promovidos nas paróquias e comunidades para levar o material até os jovens e extrair dele ainda mais inspiração para a vida e a missão da juventude.

Com uma linguagem jovem e acessível, o Descomplica foi criado para todas as realidades juvenis, com o objetivo de ser um auxílio aos serviços de evangelização da juventude. Não é somente um, dois ou três livros, mas uma iniciativa que vai ao encontro dos jovens para ouvi-los, acolhê-los e ajudá-los. Os livros trazem muito das experiências que lideranças juvenis vivem em seu dia a dia, apresentando reflexões, dicas, responsabilidades, compromissos e pistas de ação para que o jovem seja o protagonista da evangelização de outros jovens, como nos ensina o Papa Francisco. Os autores são diversos e de todos os segmentos juvenis, que, inspirados pelo chamado a doar a vida em prol da evangelização da juventude, acreditaram no projeto, se dedicaram e compartilharam conhecimento e experiências para inspirar outros jovens. A diagramação interativa e criativa do material foi desenvolvida pela Agência Arcanjo, de Joinville/SC.

Acreditamos que há experiências que todo líder de fé precisa viver em sua jornada à frente de uma coordenação de jovens, para que a juventude possa acolher o seu chamado, compreender a sua missão e desenvolver os seus projetos em unidade com a Igreja. Com o lançamento da plataforma digital, em janeiro de 2019, o Setor Juventude da Diocese de Joinville espera ajudar jovens de todo o país a assumirem a sua missão de serem líderes comprometidos com o seu chamado.

Já estão disponíveis os volumes 1 e 2 para download. Confira em https://www.descomplica.diocesejoinville.com.br/

Escrito por: Fernanda Cristine Felicio Deschamps (Coordenadora Setor Juventude da Diocese de Joinville/SC)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email