Eai?Tchê: Regional Sul 3 planeja evangelização para a juventude

Eai?Tchê: Regional Sul 3 planeja evangelização para a juventude

Assessores reunidos são leopoldo

Assessores, comunicadores e articuladores do Regional Sul 3 estiveram reunidos nos dias 27 e 28 de Fevereiro, na primeira reunião do ano do Serviço de Evangelização, para tratar do “Cuidado com a vida”, tema que norteará as ações do “Eai?Tchê” neste biênio. Cerca de 40 pessoas, representantes de 16 dioceses, envolveram-se em atividades de partilha e desenvolvimento em conjunto, onde as dificuldades e ações de cada diocese foram compartilhadas. Os participantes também viveram momentos de espiritualidade, repondo suas energias neste “encontro com Cristo”. A reunião ocorreu no Centro Mariápolis Arnold, em São Leopoldo.

Os membros participantes vieram das Arqui/Dioceses de Cruz Alta, Santo Ângelo, Uruguaiana, Osório, Porto Alegre, Montenegro, Santa Maria, Pelotas, Erexim, Rio Grande, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul, Vacaria, Cachoeira do Sul e Passo Fundo. O encontro também contou com a participação de novos voluntários, que estão ingressando no Setor Juventude das Dioceses. Na avaliação, diante do processo vivenciado nos dois dias, confirmou-se o trabalho envolto na juventude e que, a cada avanço em conjunto, surge mais maturidade e responsabilidade com as ações de evangelização no Estado. Durante a reunião, as partilhas de ações das dioceses, acerca das propostas de cuidado com a vida como eixo transversal, diante das perspectivas de missão, estruturas de acompanhamento e assessoria, foram objetos de soma para ações diocesanas.

No sábado, 27, houve um momento de partilha da experiência de dois missionários que atuam no cuidado à crianças e adolescentes em Cachoeirinha-RS. Também se fez memória do processo de construção do novo plano bienal, além da articulação de novas ações. Cada perspectiva foi trabalhada por equipes divididas por diocese ou por grupos de assessores, articuladores e comunicadores e, ao final, as decisões foram tomadas em conjunto para nortear os trabalhos do biênio 2016/2017.

Segundo o articulador do Setor Juventude da Diocese de Cruz Alta, Rodrigo Vieira, “foi um momento bonito para mostrar a unidade da evangelização da juventude no regional, mostrando o rosto jovem da Igreja”.

Ao final da reunião, no domingo, a equipe de comunicação expôs os projetos de identidade visual que contemplam os elementos do cuidado com a vida, construídos em conjunto, entre os comunicadores diocesanos. Estes apresentaram a nova linha editorial que contemplará o canal de vídeos do serviço no YouTube, para que o envolvimento com todo o Estado seja mais forte, além da apresentação da estrutura da comunicação aos novos integrantes do grupo.

Os articuladores pautaram a necessidade de uma nova reunião para que haja mais conhecimento e estruturação de trabalhos a serem desenvolvidos, pois a demanda é grande. A sugestão foi de que haja uma reunião de articuladores no mês de Agosto.

Os assessores compartilharam as alegrias do compromisso com a juventude, bem como o envolvimento mais assíduo dos demais assessores e padres, para que haja comunhão entre as 18 Arqui/Dioceses do Estado com a fé e a missão da evangelização da juventude, proposta pelo Eai?Tchê.

“A proposta de evangelização do Eai?Tchê segue seu caminho, fortalecendo a juventude, estruturando pontes e derrubando muros para uma ação verdadeira de Cristo, junto com Nossa Senhora Aparecida, sempre primando pelo cuidado com a vida, missão e uma assessoria comprometida com uma forte estrutura de acompanhamento da juventude gaúcha”, destacou a coordenadora do Serviço de Evangelização da Juventude Zenilde Fontes.

Por João Francisco Bóllico, Comunicador Eai?Tchê

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email