E aí jovem, vamos conversar? O assunto agora é reunião pré-sinodal!

E aí jovem, vamos conversar? O assunto agora é reunião pré-sinodal!

O que você gostaria de falar ao Papa Francisco? E sobre a Igreja, tem algo a dizer? Com certeza, sim! Então, é chegada a hora: de 19 a 24 de março, será realizada em Roma, a reunião pré-sinodal, que tem o objetivo de oferecer aos jovens a possibilidade de apresentar aos Bispos e autoridades da Igreja, que estarão no sínodo da juventude, seus pontos de vistas, ideias, críticas e propostas. Esta reunião contará com a presença de 300 jovens, que representarão as juventudes dos cinco continentes.

Mas, aí vem a melhor parte: você que não poderá estar em Roma nestes dias, pode participar e colaborar com as atividades e trabalhos do encontro. Através das redes sociais, os que não estiverem presentes fisicamente na reunião, estarão unidos aos jovens delegados, contribuindo na narração coletiva, ou mesmo enviando suas perguntas e propostas. Ou seja, se você tem algo a dizer sobre a realidade juvenil e o trabalho da Igreja com a juventude, então #DigaAFrancisco!

>> Saiba mais sobre o sínodo da Juventude!

Jovens de todo o Brasil, com faixa etária de 16 a 29 anos, podem participar desta reunião através do link www.facebook.com/groups/Reuniao.Pre.Sinodal/?source_id=1474227765992147, um grupo no Facebook que reunirá as respostas dos participantes e fará um resumo final das propostas nele apresentadas. O resultado deste trabalho será incluído no grupo de redação das conclusões finais do Sínodo, que será entregue ao Papa Francisco  . As inscrições podem ser feitas até a sexta-feira, 16.

Um Sínodo que diz respeito a todos os jovens

Não somente os jovens católicos, mas também jovens de outras religiões ou mesmo os que não professam nenhum credo, podem participar e colaborar com este percurso que a Igreja está realizando. “O convite está destinado a todos: a quem pertence de modo mais ou menos decidido à Igreja Católica ou às outras confissões religiosas e a quantos não acreditam em Deus. O Sínodo diz respeito a todos os jovens”, diz o documento de apresentação da reunião pré-sinodal.

Mais do que um participação, a Igreja esperá dos jovens do mundo inteiro, uma providencial ajuda, para que a voz das juventudes, de toda a terra, seja ouvida. A sala da reunião pré-sinodal se tornará um ambiente de comunhão e fraternidade, onde todas as realidades juvenis podem se expressar.

>>Confira a carta convite da reunião pré-sinodal!

Por isso, não só se inscreva no grupo do Facebook, mas divulgue e convide os seus amigos, ou até jovens que não lhe são próximos. Você estará contribuindo para que este Sínodo não seja somente para os jovens, mas sobretudo, com todos os jovens. A Igreja deseja lhe ouvir. Expresse seus pensamentos e propostas, para que o protagonismo juvenil ganhe, ainda mais, rosto e forma!

Por Maurício Alves, do Jovens Conectados.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email