Durante as férias, jovens brasileiros fazem experiência em comunidade da França

Durante as férias, jovens brasileiros fazem experiência em comunidade da França

taize

Cláudio Paschoal e Maria Baltar Paschoal são duplamente irmãos, de sangue e de comunidade, já que são membros da Comunidade dos Viventes, de Recife (PE). Ambos decidiram fazer uma experiência diferente durante as férias. Fizeram as malas e viajaram para Taizé, na França, que se encontra em uma colina,onde monges recebem entre três e cinco mil jovens a cada final de semana para aquilo que eles chamam de “parábola de comunidade”, vivendo na partilha e oração.

Durante a primeira semana por lá, os dois experimentaram a convivência com milhares de jovens, de inúmeros países e credos. “Paramos por mais de uma hora, três vezes ao dia, simplesmente para silenciar e contemplar. É muito bonito ver tantos jovens em um ‘galpão’, sentados no chão, rezando e cantando em vários idiomas. Isso sem dúvida faz você voltar pro Essencial, ver que pouca coisa na vida é de fato importante”, explica Maria.

Porém, na segunda semana, os dois fizeram caminhos diferentes. Ela optou por fazer uma semana de retiro em silêncio. Já o irmão preferiu se colocar à disposição dos trabalhos voluntários. “Eu trabalhei na equipe de limpeza, lavando banheiros, catando o lixo, entre outras coisas. No começo é estranho, mas quando você se entrosa com a equipe é outra história, fica bem legal”, conta Cláudio.

Os dois são unânimes em afirmar que as duas semanas mostraram ser possível viver na simplicidade e em contato profundo com Deus. “A paz em Taizé é encontrada no essencial, no trabalho e na oração, sem vaidade, sem projetos próprios, dedicada àquela comunidade. Parece um resumo do que pode ser o mundo”, aponta Cláudio.

Por: Clarice Freire

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email