Dom Dimas fala sobre as expectativas da Igreja do Brasil com relação à juventude

Dom Dimas fala sobre as expectativas da Igreja do Brasil com relação à juventude

domdimaslarabarbosa

A Igreja e a Juventude

A Igreja do Brasil precisa acreditar na juventude. Eu tenho certeza: a experiência mostra que quando você confia na juventude, no povo jovem de Deus, a resposta que ele dá vai muito além daquilo que você poderia esperar. Eu espero que a Igreja no Brasil, a começar da CNBB, não apenas nomeie uma comissão especial para trabalhar com os jovens, não apenas foque o interesse nas jornadas mundiais da juventude, mas efetivamente use a linguagem que a juventude entende e espera e dê o espaço que a juventude merece. E aí continua valendo aquele mote que o padre Zezinho dizia nos meus tempos de grupos de jovens, que já se vão alguns anos atrás: a Igreja só será jovem quando o jovem for Igreja.

Kairós da juventude

Estamos vivendo um kairós específico da juventude, porque estamos às portas da Jornada Mundial da Juventude de Madri. Temos também a possibilidade de uma Jornada no Brasil. Temos a Campanha Nacional Contra o Extermínio de Jovens. E agora encaminhamos também para a Assembleia da CNBB a proposta de que seja criada uma comissão especial para a juventude.

A nossa entrada nas mídias sociais – a CNBB está agora no Twitter, no Facebook e no Orkut, com boa margem de seguidores, de participantes – mostra que queremos falar com os jovens.

A própria criação do Setor Juventude mostra isso. O Setor Juventude hoje tem mais de 60 entidades entre movimentos, congregações religiosas, centros de formação, pastorais específicas da juventude – são mais de 60 parceiros dispostos a trabalhar pelos jovens.

As novas tecnologias

As novas tecnologias são desafios e são promessa, mas é claro que elas trazem dificuldade. Estamos apoiando um projeto interessante que é o de fazer uma pesquisa em dez mil colégios de todo o Brasil, tanto católicos como em instituições publicas, sobre o comportamento do jovem e da criança diante das mídias. Nós vamos enfocar a televisão, os games, a internet, o rádio e as novas tecnologias em geral.

Essa mesma pesquisa foi feita em outros países, no Uruguai por exemplo, e mostrou algumas coisas que nos já conhecemos pela experiência, mas não temos quantificado. Por exemplo: o problema que pode trazer o mau uso da webcam por uma pessoa que se expõe.

A internet também é um meio onde pode haver a difusão da droga, a exploração sexual de crianças e adolescentes, o bullying, o problema da violência – tudo isso são elementos perniciosos que as famílias precisam aprender a trabalhar. Há o problema do jovem que fica conectado 24 horas por dia. Não sei se a tecnologia é um grande desafio, mas é uma grande promessa, um grande instrumento. Se nos tempos do Papa Paulo VI já valia, para o rádio e a TV, a advertência de que nós seremos cobrados pelas futuras gerações pelo bom ou mau uso dos meios de comunicação, essa mesma advertência continua valendo para as novas mídias.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email