Dom Claudio Maria Celli participa virtualmente do Seminário de Jovens Comunicadores

Dom Claudio Maria Celli participa virtualmente do Seminário de Jovens Comunicadores

dom_celli-seminario

O bispo manifestou a alegria pelo encontro e destacou a importância de refletir sobre a comunicação na perspectiva da comunhão. “As novas tecnologias nos ajudam acrescentar essa comunhão eclesial”, disse.

“Reunidos nestes dias, vocês, jovens comunicadores, irão buscar o que significa comunicação e evangelização. É muito importante destacar que comunicação significa viver plenamente esta presença de Jesus no meio dos outros”, destacou.

Dom Claudio ressaltou que o comunicador deve comunicar este Jesus mediante uma experiência que dá razão e sentido a sua vida. “Ele [Jesus] é minha vida, ele é minha esperança. Eu posso comunicar somente se estou enamorado dele”.

Recordando  a pergunta que Jesus fez a Pedro: “Tu me amas?”, dom Claudio chamou a atenção para a resposta sincera do apóstolo: “Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo”. “E nesse amor está a raiz de nossa comunicação”, afirmou.

“Nós não anunciamos um produto comercial. Não anunciamos uma filosofia. Anunciamos a uma pessoa que vive no meio de nós uma pessoa que reina em nosso coração”, acrescentou dom Celli.

Para o bispo, pelas novas tecnologias e possível receber muitas mensagens e informações, mas indagou se todos têm a consciência de que só Jesus tem a palavra que reina nos corações humanos. “Eu desejo que descubram sempre mais que a raiz da comunicação é essa amizade amor e entrega a Jesus”.

Oportunidade da JMJ

Dom Claudio salientou que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá no Rio de Janeiro em 2013, será uma grande oportunidade de perceber a comunicação como experiência de comunhão com Deus e com os outros. “Muitos jovens de todo mundo irão aí e encontrarão os jovens brasileiros”.

“É indubitável que vocês têm uma grande capacidade natural, diria até genética, de saber receber e acolher os jovens do mundo (…). Sei que vocês deverão oferecer algo mais, o testemunho de uma vida cristã muito forte, profundamente vivida, entusiasmante. Esta será uma grande comunicação que vocês deverão  oferecer aos jovens reunidos na JMJ”, disse.

O presidente do PCCS, os amigos do Brasil não têm somente um coração alegre e entusiasmo da vida. “Os amigos de Brasil são amigos de Cristo Senhor e esta é a comunicação que vocês deverão dar neste tempo”.

Ao lembrar a mensagem do Papa bento XVI para o 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado neste domingo (20), dom Celli destacou o trecho em quem o santo padre fala sobre a Palavra e o silêncio.

“Educar-se em comunicação quer dizer aprender a escutar, a contemplar, para além de falar; e isto é particularmente importante paras os agentes da evangelização: silêncio e palavra são ambos elementos essenciais e integrantes da ação comunicativa da Igreja para um renovado anúncio de Jesus Cristo no mundo contemporâneo”, diz a mensagem do Papa.

Leitura orante da Bíblia

O 2º dia do Seminário de Jovens Comunicadores começou com um momento de leitura orante da Bíblia, conduzido pela irmã Rosana Pulga, religiosa Paulina. Os jovens meditaram sobre o trecho do evangelho de São João, capitulo 4, versículos de 1 a 30, no qual é relatado o encontro de Jesus com a samaritana na beira de um poço.

O seminário está sendo transmitido ao vivo pelo endereço www.jovensconectados.tv.

Confira o vídeo com a fala de Dom Celli

 

 

Por Fernando Geronazzo

Fotos Rejane Souza

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email